Ação acontece diariamente
Através da coleta seletiva (recolhimento de resíduos recicláveis separados do lixo orgânico e rejeitos), mais materiais podem ser reciclados e comercializados com indústrias recicladoras.
Esse reaproveitamento de resíduos diminui a quantidade de matéria-prima retirada da natureza, ajuda na preservação do meio-ambiente e ainda pode colaborar com associações.
Esse é o caso da Casa do Bom Samaritano. Em Penedo, a ONG recolhe os itens deixados nas portas dos moradores, fazendo com o que a população não precise sair de casa para entregar o material.
O que muita gente não sabe é que o serviço é feito diariamente. Nesta terça, 17, o material está sendo recolhido na parte alta da cidade. As demais localidades são anunciadas no dia da ação.
De acordo com o diácono Edimilson da Hora, quem conseguir selecionar papel, metal, vidro ou plástico sem lixo orgânico (sobras de animais, vegetais, papel higiênico, fraldas, absorventes e outros materiais) pode entrar em contato com a Casa do Bom Samaritano.
Os materiais recicláveis devem ser armazenados, limpos e secos, em sacos plásticos, sacolas ou caixas de papelão e no dia marcado, um trator da ONG passará pelas residências recolhendo os itens, que serão levados para um galpão onde acontece a separação de coleta seletiva.
A reciclagem evita o desperdício de recursos naturais, uma vez que o meio ambiente será novamente explorado para a fabricação de novos materiais. Se você conseguir separar o material é só entrar em contato com o número (82) 9 9942-0047.
