Desde o último dia 15/06, a Diretoria de Modernização Judiciária (DIMOJ) do Tribunal de Justiça de Sergipe vem realizando curso, junto à Escola de Administração Judiciária (ESAJ), para a qualificação dos primeiros técnicos judiciários na informatização do processo judicial, notadamente nas rotinas de trabalho estabelecidas pelo sistema informatizado desenvolvido pelo próprio TJSE no controle do processo judicial eletrônico. O curso foi finalizado no último dia 02/07/2012.
A expectativa é que esses servidores possam colaborar com os trabalhos de capacitação e acompanhamento dos servidores das Unidades Jurisdicionais que estão para receber o processo eletrônico. O gestor do Programa Gestão e Otimização das Rotinas de Trabalho da Área Judicial do Planejamento Estratégico e Diretor de Modernização Judiciária (DIMOJ), Romualdo Prado Junior, enfatizou que a proposta não é desfalcar unidades, e sim reforçá-la. “Imagine termos técnicos judiciários da própria Vara/Comarca, escolhido pelo magistrado e avaliado pela DIMOJ, e que possa ser útil não só para a administração judiciária, mas aos próprios envolvidos no processo de 'virtualização', e o quanto isso pode representar, especialmente nos trabalhos desempenhados, e até mesmo no atingimento das metas da premiação”, disse, lembrando que que o ganho provém de todos os lados.
A facilitadora e Chefe de Divisão Cível da DIMOJ, Alinne Moraes, enfatizou que o conhecimento disseminado entre os multiplicadores, e posteriormente para os demais colegas será de grande valia para as adaptações necessárias dos nossos colegas. “Nunca é por demais lembrar que esses multiplicadores, escolhidos com cuidado e critérios específicos, não só levarão o conhecimento, mas nos deixam também necessidades que são relevantes para padronizarmos os trabalhos da melhor maneira possível”, finalizou.
Para Adelaide Moura, Juíza Auxiliar da Presidência, “a iniciativa é frutífera e será um diferencial para as pretensões do Planejamento Estratégico, especialmente no que diz respeito ao programa voltado às virtualizações. Temos excelentes servidores, e em assim sendo, nada mais justo do que permitir a sua imediata integração com as inovações que serão a realidade daqui há alguns anos”.
Seguindo o cronograma de 'virtualização', as próximas Unidades Jurisdicionais a receberem o processo eletrônico serão as Varas Cíveis de Estância, Lagarto, Itabaiana e São Cristóvão, a partir do dia 09/07/2012.
