Presidente Otávio Praxedes entre assessores nomeados para Comarcas de 3ª entrância
Ao reforçar o quão importante é garantir maior celeridade aos trabalhos judicantes em todo o estado, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Otávio Leão Praxedes, empossou 32 novos assessores de magistrados titulares das Comarcas de Maceió, Penedo e Arapiraca, todas de 3ª entrância.
“A expectativa é que os senhores contribuam, de fato, para dar uma maior agilidade no trâmite processual e, por consequência, no atendimento à população que recorre ao Judiciário em busca de seus direitos”, afirmou o desembargador Otávio Praxedes, em solenidade no Gabinete da Presidência, nesta quarta (4).
O chefe do Poder Judiciário explicou ainda que a nomeação do segundo assessor de juiz de primeiro grau – é o caso dos 32 empossados para cargos nas Comarcas de 3ª entrância – resulta de esforço da Presidência e de todos os 15 desembargadores integrantes do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
“Em razão da cobrança aos colegas juízes por resultados, propusemos a criação dos cargos de assessores. Houve concordância de todos os desembargadores. O projeto, então, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Alagoas e sancionado pelo Governo de Alagoas”, relembrou Otávio Praxedes.
Os novos assessores vão assessorar magistrados em unidades judiciárias das Comarcas de Arapiraca, na região Agreste, Penedo, no Baixo São Francisco, e Maceió. “Que prestem excelente serviço ao Judiciário e às comunidades onde vão trabalhar”, aconselhou o juiz Hélio Pinheiro, auxiliar da Presidência.
Para juíza Maria Lúcia de Fátima Pirauá, titular da 28ª Vara Cível da Capital – Infância e Juventude, o novo assessor vai contribuir para uma melhor assistência às partes de processos como os de adoção das crianças e adolescentes que vivem em abrigos da capital alagoana há algum tempo.
“Há muito trabalho. Precisamos muito de vocês para dar uma resposta à sociedade, que, muitas vezes, vai ao Judiciário em busca de direitos que não lhes foram assegurados por outros setores da sociedade”, completou a juíza, ressaltando o “papel imprescindível” do assessor de juiz nas unidades judiciária de Alagoas.
Além dos juízes Ygor Figueiredo e Hélio Pinheiro, auxiliares da Presidência, e Fátima Pirauá, compareceram à solenidade de posse os magistrados João Dirceu, Jerônimo Roberto, Cícero Alves e Sérgio Persiano, todos titulares de unidades de 3ª entrância.
