O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), por meio da Diretoria de Comunicação Social (Dicom), inscreveu quatro trabalhos no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, edição 2011, a mais importante premiação do segmento. A iniciativa é do Fórum Nacional de Assessores de Comunicação da Justiça (FNCJ) e visa contribuir para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços das assessorias a partir do destaque de experiências bem-sucedidas na área.
O resultado será conhecido durante o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), que se realiza entre os dias 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro-RJ.
Esta é a sexta participação consecutiva do TJ/AL no prêmio. Os trabalhos inscritos pelo Judiciário alagoano no PNCJ 2011 são os seguintes: Programa de TV “Em Dia com a Justiça” (categoria: programa de TV Regional); Reportagem “Enchentes nos Fóruns” (categoria: Reportagem de TV); Relatório de Gestão 2010 (categoria: publicação especial); e Estratégias de divulgação da “Esmal Cultural” (categoria: projeto institucional).
Nas cinco outras edições do prêmio das quais participou, o Judiciário alagoano sempre esteve entre os finalistas, conquistando o primeiro lugar, em 2007, com o case “Auditoria de Inserção do TJ/AL na Mídia Impressa Alagoana”, na categoria projeto especial. Além disso, foram três segundo lugares, com INFOTJ, em 2009 (categoria jornal); Logomarca do Poder Judiciário, em 2008 (categoria identidade visual); Informativo TJ, em 2006 (categoria jornal); e um terceiro lugar, ano passado, com o programa televisivo “Em Dia com a Justiça”.
Participam do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça assessorias de comunicação de instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Procuradoria Geral da República (PGR), tribunais regionais e estaduais, órgãos do Ministério Público, entre outras.