Processos físicos são digitalizados por equipe especializada no 2º grau.
A Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) do Judiciário alagoano inicia, nesta terça-feira (22), mais uma etapa da virtualização de processos, com o deslocamento de equipe especializada às Comarcas de Arapiraca, no Agreste, e Major Izidoro, no Sertão.
Em Arapiraca, serão instaladas as ferramentas de certificados digitais, que possibilitarão a assinatura digitais de documentos judiciais, garantindo a tramitação dos processos virtualmente e com a supervisão adequada feita por magistrados e escrivães lotados naquela unidade.
Na Comarca de Major Izidoro, a equipe da Diati aperfeiçoa toda a estrutura física tecnológica, com o intuito de facilitar as atividades do magistrado e servidores, assim como preparar a unidade para o recebimento virtual dos processos.
No próximo dia 28, a Comarca de Santana do Ipanema também recebe a transição para a virtualização, dando início à etapa que também levará as ferramentas digitais à Comarcas de regiões adjacentes. Como explicou o desembargador Fernando Tourinho, presidente da Comissão da Virtualização, o objetivo é virtualizar todas as Comarcas do interior até outubro.
Em 2011, a Comarca de Maribondo foi a primeira comarca do país a ser 100% virtualizada. Na capital alagoana, a 25ª Vara Cível de Família já atua completamente virtualizada.
Um ano de virtualização com 11.581 processos digitalizados
O 2º grau do Judiciário alagoano completou, neste mês de abril, um ano de virtualização dos processos e já possui 11.581 ações cíveis e criminais tramitando digitalmente, referente a 75% da demanda total desta instância.
A meta é que, até junho deste ano, todos os processos em trâmite no segundo grau, tanto nas Câmaras quanto nos gabinetes dos desembargadores, passem a ser digitais, eliminando toda a carga de arquivos físicos e possibilitando uma atuação mais ágil e acessível a todos que lidam com processos diariamente.
Sistema virtual garante redução de custos dentro
O implemento do sistema virtual de processos contribuiu para a redução de custos dentro e fora do Judiciário. Houve redução considerável no uso de papel e foi assumido o compromisso com a sustentabilidade, já que toda a tramitação tem sido feita através do sistema digital SG5.
Os processos digitais também trouxeram praticidade à apreciação dos processos pelos magistrados e para consulta feita por servidores, advogados e jurisdicionados, tendo como principal resultado o fornecimento de respostas, em menor tempo, ao cidadão.
