O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) publicou, nesta terça-feira (20), edital para seleção de estágio em Direito. As inscrições começam no dia 4 de julho e vão até 14 de agosto, no site da Escola da Magistratura (Esmal).
Podem participar estudantes que concluíram o 4º período (regime de créditos) ou o 2º ano (regime seriado). A taxa de inscrição é no valor de R$ 25.
A prova com 50 questões de múltipla escolha está prevista para os dias 10 de setembro (polo Maceió) e 24 de setembro (polo Arapiraca).
Comarcas
Polo 1 (Maceió)
Atalaia, Boca da Mata, Colônia de Leopoldina, Cajueiro, Capela, Murici, Viçosa, Joaquim Gomes, Marechal Deodoro, Paripueira, Porto Calvo, Pilar, Santa Luzia do Norte, Rio Largo, Piaçabuçu, São José da Laje, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Viçosa, Maragogi e Quebrangulo.
Polo 2 (Arapiraca)
Água Branca, Pão de Açúcar, Penedo, Piranhas, Anadia, Arapiraca, Santana do Ipanema, Batalha, Cacimbinhas, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Maravilha, São José da Tapera, Maribondo, Mata Grande, Olho D’Água das Flores, Palmeira dos Índios, São Sebastião, Taquarana, Traipu e Porto Real do Colégio.
Isenção de taxa
Candidatos desempregados, em situação de vulnerabilidade social, doadores de sangue ou trabalhadores que ganham até um salário mínimo por mês poderão solicitar a isenção da taxa no ato da inscrição, anexando os documentos elencados no edital. Os pedidos serão analisados pela comissão organizadora do certame e a lista com as solicitações deferidas será publicada no Diário de Justiça Eletrônico.
Estágio
O processo seletivo é para formação de cadastro reserva. O estudante aprovado e convocado receberá, a título de bolsa de estágio, o valor de um salário mínimo, acrescido de auxílio transporte.
O estágio terá carga horária mínima de 24 horas semanais, no período matutino ou vespertino, tendo duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez.
Os aprovados só serão efetivamente convocados se, no momento da admissão, não estiverem cursando o último ano letivo ou os dois últimos períodos do curso de Direito.