Flamengo foi o primeiro entre os 32 participantes a garantir matematicamente a vaga nas oitavas de final (Foto: CRF)
A atual edição da Copa do Mundo de Clubes, em disputa nos Estados Unidos, tem ganhado contornos de espetáculo brasileiro. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, os representantes do país no torneio, seguem invictos, liderando seus respectivos grupos com atuações empolgantes e o apoio apaixonado das torcidas, que transformam cada estádio em território verde e amarelo.
Dentre os destaques, o Flamengo foi o primeiro entre os 32 participantes a garantir matematicamente a vaga nas oitavas de final. A equipe carioca já assegurou também o primeiro lugar do Grupo D, mesmo antes da última rodada, quando encara o Los Angeles FC na terça-feira (24). Nas oitavas, o Rubro-Negro enfrentará o segundo colocado do Grupo C – atualmente, o Benfica é o provável adversário.
“O que os clubes brasileiros têm feito neste início de Copa do Mundo nos enche de orgulho e alegria. Grandes atuações, ótimos resultados e, mais do que isso, a comprovação de que o futebol brasileiro se mantém como exemplo de talento e competitividade. Sigamos em frente, com nosso quarteto de líderes”, celebrou Samir Xaud, presidente da CBF.
Domínio sobre os europeus
Se havia alguma dúvida sobre a força dos clubes brasileiros diante das grandes potências europeias, o início da competição tratou de dissipá-las. Na segunda rodada, o Flamengo protagonizou uma virada histórica sobre o Chelsea, vencendo por 3 a 1 e deixando os ingleses sem reação diante da intensidade rubro-negra.
Outro exemplo da superioridade brasileira foi a estreia do Palmeiras contra o Porto. Embora o placar tenha terminado em 0 a 0, a equipe paulista dominou completamente a partida, com criatividade, volume de jogo e consistência tática que sufocaram o adversário.
O Fluminense também deixou sua marca diante de um tradicional europeu. Na primeira rodada, enfrentou o Borussia Dortmund e teve uma performance de encher os olhos. Mesmo com o empate sem gols, foi amplamente superior e só não venceu por conta da boa atuação do goleiro alemão.
Caminhos abertos para as oitavas
O Fluminense confirmou sua força ao vencer o Ulsan Hyundai por 4 a 2 neste sábado, resultado que deixou o Tricolor em situação confortável no Grupo F. Um simples empate contra o Mamelodi Sundowns, na quarta-feira (25), em Miami, garante a vaga nas oitavas.
O Botafogo, que também vem mostrando segurança e consistência, completa o quarteto de líderes brasileiros, com boas atuações e resultados que colocam o time entre os destaques da competição.
Com técnica, garra e o inconfundível estilo brasileiro, os quatro clubes mostram que o futebol nacional segue como uma das maiores potências globais. A torcida agora é para que esse protagonismo se mantenha até a final – e que, quem sabe, o título permaneça em território verde e amarelo.
Por: Roberto Lopes
