O paulista Thomaz Bellucci deixou o espanhol Juan Carlos Ferrero para trás e é o novo 21° colocado do ranking de entradas da ATP. Esta é a melhor colocação do canhoto de Tietê. O jovem aparece com 1.732 pontos, atrás somente dos norte-americanos Sam Querrey e John Isner, na luta para brigar por vaga no top 20.
Nesta semana, entretanto, ele defende o troféu na terra batida de Gstaad. Abre campanha diante do local Marco Chiudinelli e é o terceiro favorito. A série é favorável pelo retrospecto, com dois triunfos, porém, na superfície sintética. Eles se pegam nesta terça-feira.
O atleta de 22 anos obteve quartas-de-final no ATP 500 de Hamburgo e desperdiçou excelente oportunidade – o cazaque Andrey Golubev ficou com o troféu. Com a chave aberta, o surpreendente jogador se aproveitou do austríaco Jurgen Melzer e marcou 6/3 e 7/5, subindo para 37 do mundo.
Além de Bellucci, o campineiro Ricardo Mello deu bom pulo, é o número 89 da ATP, e dificilmente deixará o grupo dos 100 melhores até o final da temporada, inclusive com vaga garantida na chave principal do US Open.
Atrás de ambos, surgem o gaúcho Marcos Daniel, que perdeu mais oito posições e foi para 126°. Pior ainda, não defenderá os 90 da semifinal de Gstaad nesta semana e com isso poderá desabar para perto do 150º posto. Já o paulista João Souza está em 139°, seguido de perto por Thiago Alves (144°). Atrás, surgem Júlio Silva (172°) e Caio Zampieri (188°). Ricardo Hocevar é somente o 249°, em queda livre.