Teotonio Vilela acredita numa boa relação com governo federal
O governador Teotonio Vilela Filho, que reassumiu o cargo nesta quarta-feira (3), renovou o compromisso com a geração de emprego e renda em entrevista concedida a rádio e TV Gazeta, assim como em entrevista coletiva de imprensa.
Ele reafirmou que continuará concentrado na missão de trazer investimentos federais, internacionais e mais empresas para Alagoas. “Metade da população alagoana ainda vive abaixo da linha da pobreza e precisa de emprego. Continuamos concentrando nossos esforços em trazer empreendimentos industriais e turísticos para o Estado, que há 25 anos não acontecia”, ressaltou Teotonio Vilela.
O chefe do Executivo alagoano reeleito assegurou que vai ampliar a vinda de recursos federais e fortalecer a infraestrutura para trazer para Alagoas mais empreendimentos com recursos internacionais, pontuando que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), o Banco Mundial (Bird), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), e a Agência Espanhola confiam no atual governo e devem continuar com seus investimentos no Estado.
Como exemplo, a construção do Estaleiro Eisa, que depende apenas da licença de instalação por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), vai gerar pelo menos 10 mil empregos.
Aumento salarial – Teotonio ventilou a possibilidade de conceder aumento salarial ao servidor público e afirmou que a categoria é beneficiária direta do fortalecimento da economia, uma vez que usufrui do aumento da arrecadação.
“Aumentando o caixa temos condições de aumentar o salário do servidor. Já estamos pagando a primeira faixa dentro do mês trabalhado, que há onze anos isso não acontecia; aumentamos o salário da polícia; pagamos o aumento do professor, dado pelo governo anterior e não pago. Sabemos que metade dos servidores ainda não recebeu, mas vamos priorizar isto na próxima gestão”, reforçou o governador.
De acordo com ele, a equipe do Executivo atual resgatou o Ipaseal Saúde, até então parado; beneficiou 6 mil servidores com o Programa Minha Casa, Minha Vida e estruturou a Previdência, injetando R$ 120 milhões.
Com relação à nova composição do governo para o próximo mandato, Teotonio disse que haverá rearrumação, uma vez que mudou a base política. “Vamos tratar isso ao longo destes dois meses e as mudanças se darão em 1º de janeiro de 2011”, afirmou.
Teotonio admitiu que o cronograma da duplicação da AL 101 Sul atrasou porque o governo federal teria liberado os R$ 50 milhões prometidos. “O presidente Lula falhou comigo só em duas questões: a reforma do Rei Pelé e a duplicação da AL 101 Sul, sendo que esta última, estamos fazendo com recursos próprios e vamos concluir em breve”, destacou o governador.
O governador lembrou que em recente encontro com o presidente Lula, recebeu a garanti de duplicação da AL 101 Norte.”Está sendo feita a duplicação de Recife até Maragogi e, com isso, teremos uma estrada litorânea completa. Vamos iniciar negociação com o Banco Mundial para fazer Barra de São Miguel/Penedo e Penedo/Piranhas, margeando o Rio São Francisco e levando desenvolvimento àquela região”, disse Teotonio, em tom de otimismo.
Ele destacou que o fácil acesso que sempre teve ao governo federal com o presidente Lula não mudará com Dilma Roussef na Presidência da República.
“Tenho bom relacionamento com o Lula e com Dilma. Provei no meu governo que um governo sério é respeitado pelo presidente da República, seja de que partido for. Lula é do PT; eu do PSDB e ele sempre me tratou com espírito republicano e assim será com Dilma, com quem tenho relação pessoal muito boa”, afirmou o governador, acrescentando que vai precisar do apoio da bancada federal para defender os projetos de Alagoas.
