
Ao menos uma pessoa morreu e 325 ficaram feridas em um terremoto de 6 graus na escala Richter que atingiu na última quinta-feira (9) na Província de Yunnan, no sul da China.
Segundo a agência oficial Xinhua, a rede Sismológica Nacional da China comunicou que o tremor teve o epicentro no distrito de Yao’an, uma região montanhosa e remota a 200 km da capital Provincial, Kunming.
O terremoto foi seguido por pelo menos oito réplicas –tremores secundários que seguem um terremoto– de entre 3 e 4,1 graus de magnitude. Mais de 90 mil casas foram afetadas pelo tremor o que obrigou o Ministério de Assuntos Civis da China a distribuir cinco mil tendas de campanha para abrigar cerca de 400 mil afetados.
As equipes de emergência estão distribuindo mantimentos, móveis e utensílios básicos aos desabrigados e mais de mil membros do Exército de Libertação Popular foram deslocados para ajudar.
Yunnan é uma região chinesa fronteiriça com Mianmar, Vietnã, Tailândia e Laos, e fica muito próxima de zonas com forte atividade sísmica, como o Tibete e Sichuan. Esta última, sofreu em maio de 2008 o pior terremoto dos últimos 30 anos na China, com 8 graus de magnitude e que deixou mais de 87 mil mortos e desaparecidos.