Vice-prefeito, Ronaldo Lopes, foi entrevistado nesta quinta, 28, pelo radialista João Lucas
Na última segunda, 25, um termo de cooperação técnica celebrado entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e a Prefeitura de Penedo, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), foi assinado para tratamento sanitário do esgoto lançado no rio São Francisco, entre o bairro Santo Antônio e a rua Fernando Peixoto, no Centro.
O termo de cooperação técnica viabiliza o serviço de interligação dos imóveis à rede de esgotamento sanitário, obra bancada com recursos da cobrança pelo uso de águas do Rio São Francisco. A licitação do investimento inserido no Plano Municipal de Saneamento Básico será de responsabilidade da Agência Peixe Vivo, com previsão para abertura do processo ainda este ano.
Para falar sobre o assunto, o vice-prefeito Ronaldo Lopes (MDB) participou nesta quinta-feira, 28 de novembro, do Programa Realidade, apresentado por João Lucas na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), emissora líder em audiência na região do Baixo São Francisco.
“A questão do saneamento mexe diretamente com a vida, com a saúde das pessoas. Nesse sentido nós fizemos o projeto contemplando a cidade inteira com avanço do abastecimento de água, aprovado pela Caixa e Ministério das Cidades, e também o de esgotamento sanitário, sendo que este último, teve início em anos anteriores e foi concluído agora na nossa gestão, com a estação elevatória e a de tratamento”, explicou Lopes.
“Posteriormente nós conseguimos, através do PAC das Cidades Históricas, recuperar todo o Centro Histórico e construímos ali uma rede de esgotamento totalmente nova, dentro desse projeto que nós tínhamos feito, mas não ligamos à rede. Essa parte nova precisa ser interligada com a estação de tratamento para que a cidade possa deixar de jogar o esgoto no São Francisco. Então nós estávamos buscando recursos e conseguimos junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco o necessário para que possamos fazer a interligação de toda essa tubulação, que já está pronta no Centro Histórico, e também do Barro Vermelho, para que Penedo não jogue mais o esgoto nas águas do São Francisco”, complementou, ressaltando o apoio do vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, como o grande articulador do recurso.
Qundo a interligação ficar concluída, todos os dejetos das residências serão direcionados para a estação de tratamento, onde estão os tanques de decantação. Os rejeitos passarão por tratamento antes de ir para o Rio São Francisco, através de um emissário submarino. A estação fica localizada na estrada de acesso ao povoado Ponta Mofina, seguindo pela estrada Euclides Idalino.

Durante a solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica o prefeito Március Beltrão parabenizou a todos os envolvidos ação e salientou que esse projeto de saneamento básico de Penedo começou em sua primeira gestão, com apoio da Codevasf. Além disso, o chefe do Executivo municipal agradeceu a colaboração do engenheiro e Vice-Prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, quando esteve à frente da superintendência da estatal em Alagoas.
“Na cabeça de alguns políticos, obra de saneamento não dá resultado. Eu vejo como um investimento de muita responsabilidade social, que melhora consideravelmente a saúde pública e respeita o meio ambiente, e isso é observado por empresas que têm interesse por Penedo. Nossa cidade está vez mais propícia a receber investimentos”, destacou o gestor penedense.
O vice-prefeito falou ainda sobre outros assuntos durante a entrevista. Clique no player e confira na íntegra!
