A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju, através do secretário Eduardo Matos, irá assinar no dia 20 deste mês, o Termo de Adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A agenda é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, com o intuito de promover a responsabilidade socioambiental e a adoção de práticas sustentáveis no setor público.
O secretário Eduardo Matos comemora a assinatura. “Após a realização de diversas reuniões, elaborar o Regimento Interno da A3P e traçar um Plano de Gestão Socioambiental para a Sema iremos assinar o Termo de Adesão. Considero um avanço, pois promove o comprometimento dos gestores às mudanças de hábitos”, declara Matos.
A Agenda Ambiental na Administração Pública é capaz de promover a economia de recursos naturais e a eficiência de gastos institucionais, portanto deve ser vista como um conjunto de medidas que propiciam ganhos significativos para o alcance da sustentabilidade ambiental.
“A previsão para que os demais órgãos da administração municipal passem a aderir e implantar a Agenda é a partir de 2015. Nesse processo, qualquer instituição da administração pública poderá implantar a A3P”, acrescenta o secretário.
Reuniões
No dia 24 deste mês, a comissão da A3P deverá se reunir para apresentar o levantamento alternativo, intitulado Patrimônio 3R, onde a equipe da A3P passará nos setores para analisar os bens patrimoniais reutilizados ou reciclados, que representem economia de recursos públicos.
“No último encontro da comissão, ocorrido dia 3, ficou acordado que teríamos uma nova reunião no dia 24 para fecharmos alguns detalhes e apresentarmos o Patrimônio 3R. Para que este levantamento esteja pronto iremos do dia 6 a 10 de outubro passar um formulário para os diretores de cada setor da secretaria para a realização do levantamento. O objetivo é envolver a A3P com o planejamento estratégico”, relata o analista ambiental da Sema, que coordena a A3P, Cleverton Costa.
Segundo o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, as medidas da A3P trarão resultados positivos. “A Sema já trabalha com adoção das canecas pelos servidores, mas começaremos com campanhas internas para adoção de um copo por dia, e utilizaremos o boletim interno para fomentar essa iniciativa. Outra ação será a coleta de eletrônicos de todos os tipos. São medidas simples e eficazes que irão reduzir os gastos e favorecer o meio ambiente,” diz o secretário.
Os eixos temáticos a serem trabalhados na A3P são: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; contratações de bens e serviços com sustentabilidade e implementação de critérios para construções sustentáveis.
“Paralelo ao levantamento do Patrimônio 3R, a comissão gestora da A3P está fazendo um levantamento relativo a dois eixos da A3P via análise SWOT, ou FOFA, instrumento de planejamento estratégico utilizado pelo órgão. Através da análise SWOT os servidores indicarão os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças, traçando um panorama dos desafios que a Sema enfrentará em relação aos eixos “Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho” (QVT), “Práticas Ambientalmente Corretas” e “Gestão Resíduos na Sema””, informa o coordenador da A3P na Sema.