×

Sergipe

Terceiro dia da Semana do Meio Ambiente mantém sucesso de público

Verdadeiro sucesso. Essas são as palavras que definem bem a Semana do Meio Ambiente que em seu terceiro dia contou, mais uma vez, com a participação de 1.600 alunos das escolas públicas e a população que visitou o espaço. O evento, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), tem a finalidade de despertar na sociedade, por meio de ações lúdicas, um comprometimento com a preservação ambiental de Sergipe.

Sob as lonas coloridas do Grande Circo Ecológico, montado na Orla da Atalaia, ao lado do Oceanário, crianças e adolescentes aprendem de maneira divertida a conservarem o meio ambiente, visando a proteção dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações. Além das apresentações teatrais, com o Grupo Raízes, há também exposições sobre a Mata Atlântica e Caatinga, exibição de curtas ambientais, visitas ao Oceanário, entre outras atividades.

Curiosos, um dos atrativos que chamou a atenção da garotada foi os equipamentos utilizados para a formatação do Boletim Meteorológico da Previsão do Tempo, realizado pela Sala de Situação do Centro de Meteorologia da Semarh.

Impressionados com a tecnologia de informações do Centro de Meteorologia, no ato, a meteorologista da Semarh, Aline Olivier, fez uma rápida previsão do tempo. Ressaltou que ao longo dessa semana, o tempo estará instável com chuvas leves e pontualmente moderadas. “Contudo, será predomínio de sol para todo o estado”, revelou.

Pura Festa

Outro momento de descontração aconteceu pelo período da tarde, onde palhaços e acrobatas do Le Cirque fizeram uma verdadeira festa com a criançada. Na oportunidade os artistas fizeram um número cômico, tirando assim muitas gargalhadas do público.

Para Karita Sales, profissional do Le Cirque, e que na ocasião fez uma apresentação de Balé, a idéia de passar a informação planejada por entre eventos lúdicos foi um verdadeiro espetáculo. “Apesar de sermos artistas, antes de tudo somos cidadãos. E a visão da preservação do Meio Ambiente, bem como a da cultura e da arte, é uma questão a ser de valorizada por todos”, disse.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, a ideia desta apresentação feita pelos profissionais do Le Cirque no Grande Circo Ecológico, foi de unir a magia circense e a felicidade que se pode encontrar no universo do circo.

“O circo é um lugar de alegria, de festa. É um lugar, onde o lúdico interage com as pessoas promovendo um sentimento de felicidade. Nessa Semana do Meio Ambiente o nosso objetivo principal é fazer com que o homem perceba que ele faz parte do meio ambiente, devendo, portanto, cuidar, preservar e mantê-lo para que as futuras gerações também possam usufruí-lo de forma sustentável”, afirmou.

No final da tarde, dentro do I Simpósio sobre Cidades Sustentáveis em Sergipe, foi proferida uma palestra com o tema “Mobilidade Urbana”, pelo vereador Lucas Aribé.

Encerrando a programação do terceiro dia da Semana do Meio Ambiente, aconteceu o show com MPB – Melcíades Souza e sua Turma.

Parceiros

Para a realização da Semana do Meio Ambiente algumas instituições públicas e privadas se envolveram no projeto. Segundo Genival Nunes, perceber essa conscientização vinda por parte destas instituições é um sinal de que a responsabilidade socioambiental é uma questão que precisa ser implantada por todos os segmentos da sociedade.

“Prova disto, é que no Grande Circo Ecológico temos aqui alguns stands instalados dos nossos parceiros. Desde já, quero agradecer pela colaboração de todos por acreditarem neste projeto. Como secretário, fico satisfeito ver que em nosso Estado existem empresas dispostas a implementarem em sua gestão diretrizes sobre a sustentabilidade ambiental”, comentou.

São parceiros do Grande Circo Ecológico: Petrobras, Alphaville, Unit, Maratá, G.Barbosa, Sebrae, Instituto Luciano Barreto Júnior, Energisa, Deso, Banco do Brasil, Segrase e Projeto Tamar.