×

Alagoas

Terceira sala de apoio à amamentação é certificada em Alagoas

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió recebeu nesta terça-feira (10) a certificação de sua sala de apoio à amamentação pelo Ministério da Saúde. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e atuará como suporte para as mães que trabalham na instituição.

As salas de apoio à amamentação são espaços dentro da empresa em que a mulher, com conforto, privacidade e segurança, pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao seu filho.

Na ocasião, a secretária executiva de Ações da Saúde, Rosimeire Rodrigues, destacou a importância da sala de apoio para a saúde e bem-estar das funcionárias. “A criação da sala diminui a abstenção na empresa e reduz o estresse das mães, que podem contar com um espaço adequado para a lactente guardar o leite e levar para o seu filho”, explicou a secretária.

Também presente, a supervisora estadual de cuidado da saúde da mulher, criança e adolescente, Socorro Luz, ressaltou que esta é a terceira sala de apoio certificada no Estado. “A Unimed e a Uncisal já contam com salas de apoio e a Sesau está constantemente em contato com diversas empresas para incentivar e apoiar tecnicamente a criação desses espaços”, destacou.

A supervisora explicou ainda que as salas não exigem uma estrutura complexa. Por isso, sua implantação e manutenção são de baixo custo. Além disso, todos são beneficiados: mães, bebês e empresas.

Já o provedor geral da Santa Casa de Misericórdia, Humberto Gomes de Melo, destacou a importância da parceria entre a instituição e a gestão estadual. “A parceria é essencial para que a população tenha cada vez mais acesso a uma assistência saúde pública e de qualidade”, declarou o provedor.