×

Alagoas

Teotonio Vilela participa de ações em Penedo, Igreja Nova e Arapiraca

O governador Teotonio Vilela Filho percorre nesta terça-feira (16) os municípios de Penedo, Igreja Nova e Arapiraca, onde realizará uma série de ações em beneficio dos alagoanos.

A agenda do governador tem início às 9 horas, em Penedo, onde acontece o Fórum Viva Vida, que vai capacitar os profissionais de saúde que atuam no Programa Saúde da Família (PSF). O evento, que será realizado na Faculdade Raimundo Marinho, contará com a participação do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário da Saúde, Herbert Motta.

Em seguida, o governador segue para o município de Igreja Nova, onde vai lançar o Projeto de Educação Alimentar e Nutricional e Geração de Trabalho e Renda para Comunidades Tradicionais Quilombolas e Indígenas. A ação contempla jovens e adultos de 24 municípios alagoanos.

O curso — que se estende até novembro — é promovido pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), vinculada à Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). O evento conta com a presença de prefeitos dos municípios beneficiados, secretários estaduais e municipais, do diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Marben Montenegro, autoridades e representantes das comunidades.

Durante o curso, serão distribuídas 1.500 cartilhas de Segurança Alimentar e Nutricional e 1.024 kits didáticos que darão aos participantes suporte para iniciar seus pequenos negócios e contribuirão para o melhoramento da renda familiar.

Após lançamento do projeto em Igreja Nova, Teotonio Vilela segue para Arapiraca, onde vai inaugurar, com o secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, um dos telecentros que irão atender o interior do Estado.

Dotados de computadores e internet, os telecentros servem de apoio para os programas de ensino à distância e são destinados aos profissionais de segurança que participam dos cursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Nos telecentros, os profissionais de segurança podem participar de cursos do Pronasci que vêm sendo promovidos desde 2007 pelo Ministério da Justiça. Por meio do Programa Bolsa Formação, o MJ vem disponibilizando anualmente 28 cursos à distância de direitos humanos, polícia comunitária, segurança pública sem homofobia até atendimento policial a mulheres vítimas de violência doméstica.