×

Alagoas

Teotônio Vilela decreta situação de urgência administrativa na educação de Alagoas

Governador anunciou investimentos na educação de Alagoas

Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira, 21 de setembro, o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB) decretou situação de urgência administrativa na educação estadual. Ao lado do atual chefe da pasta, o advogado Adriano Soares, e de seu antecessor, Rogério Teófilo, o governador anunciou que o decreto de urgência dispensa o processo licitatório, medida que faz com as coisas aconteçam em ritmo um pouco mais acelerado.

Segundo o discurso feito por Vilela, todas as escolas da rede estadual serão reformadas até o final de 2012. A decisão do governador em investir mais em educação foi tomada após serem registrados diversos problemas estruturais tanto em escolas da capital como também em escolas do interior, a exemplo da Escola Estadual Professor Ernani Méro, situada em Penedo, cujo telhado de uma sala onde crianças com menos de dez anos estudavam desabou minutos após elas terem saído para o recreio.

Desabamento de telhados e outros problemas estruturais podem ser facilmente identificados na maioria das escolas estaduais espalhadas por toda Alagoas e que há muito tempo anseiam por uma reforma, situação que também tem exemplo em Penedo, onde a Escola Estadual Clementino do Monte está com serviços inacabados e salas sem telhado, dentre outros problemas. Infelizmente, em alguns casos, os acidentes acabam ferindo os estudantes que vão à escola em busca de conhecimento e acabam terminando o dia em um leito de hospital.

De acordo com o governador Teotônio Vilela, cerca de R$ 40 milhões deverão ser liberados emergencialmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de verbas de custeio da própria pasta. Esse dinheiro, conforme declarações do governador, será inicialmente investido na reforma de 151 unidades escolares que apresentam problemas mais graves, inclusive com risco de desabamentos.