
“Arapiraca anima a gente”, declarou o governador Teotonio Vilela, nesta segunda-feira (26), em Arapiraca, durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), que será construído em área doada pelo governo do Estado, para beneficiar 1.500 alunos em uma primeira etapa.
O governador explica que impulsinando o desenvolvimento da principal cidade do interior alagoano, as demais também seguem seu crescimento, e por tabela Alagoas se desenvolve. “Arapiraca nos anima porque o desenvolvimento que pulsa nesta cidade, no povo arapiraquense, nos gestores, é o desenvolvimento do próprio Estado”, acrescentou Teotonio Vilela.
“Ao assinar esta ordem de serviço, estamos, todos nós, construindo o futuro da região do Agreste; dessa juventude que vai ter oportunidade de se profissionalizar, de apender, de se capacitar para um mercado de trabalho que começa a nascer em nosso Estado”, destacou o governador.
Teotonio Vilela ainda afirmou que hoje Alagoas vive um novo tempo, “tempo de colheita”. O governador citou, entre outros empreendimentos que chegam ao Estado gerando trabalho e renda, a Mineradora Vale Verde, em Craíbas, e o estaleiro Eisa, em Coruripe.
“A Braskem que produz 250 mil toneladas por ano de PVC, já nos comunicou que vai dobrar essa produção; há poucos dias, inaugramos mais cinco grandes empresas no Distrito Luiz Cavalcante, em Maceió; no mesmo dia, inauguramos mais uma indústria no Polo Multissetorial de Marechal Dedoro; temos já vários dos 30 novos hotéis previstos para até 2010, inaugurados; é um outro tempo, uma outra Alagoas”, acentuou o governador.
Ainda em seu discurso, o governador Teotonio Vilela lembrou a safra recorde de feijão e milho deste ano. O resultado histórico foi alcançado graças a parceria do governo do Estado com os pequenos produtores de Igreja Nova, Penedo e Santana do Ipanema.
“São políticas públicas conduzidas com seriedade, com compromiso”, disse Teotonio.
Doação
“A doação do terreno para essa escola, aqui em Arapiraca, é uma demonstração de compromisso do governo com o interior, com a educação; atender esse pleito, feito pelo prefeito Luciano Barbosa em nome dos arapiraquenses, foi uma satisfação, uma alegria, ao saber que finalmente estavamos realizando um sonho de muitos anos, um sonho meu, do senador Renan Calheiros, do prefeito Luciano Barbosa, do povo de Arapiraca”, enfatizou Teotonio, agradecendo também o apoio que o governo federal vem dando ao Estado.
Acompanharam o governador na solenidade, os secretários de Estado, Jorge Dantas, da Agricultura; Herbert Mota, da Saúde; a secretária adjunta da Educação, Cícera Pinheiro; Fábio Rodrigues, adjunto do Gabinete Civil; e o secretário executivo da Governadoria de Arapiraca, Francisco Azevedo.
Participaram ainda o reitor do Ifal, Roland Gonçalves, deputados, lideranças políticas da região, e o senador Renan Calheiros.
Estrutura
A unidade será construída às margens da rodovia AL-110, ao lado do Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral (antigo Sesi). A prefeitura de Arapiraca entra com uma contrapartida de R$ 1,5 milhão para viabilizar a construção da obra, além de ter financiado todos os projetos de engenharia. A previsão é de que o Ifal esteja pronto no segundo semestre de 2010. Serão construídos dois blocos, que serão divididos para as áreas de administração, saúde, secretaria, sala dos professores, oito salas de aulas, biblioteca, laboratórios propedêuticos e de informática e telecomunicação, cantina, sala dos estudantes, serviços de manutenção, coordenação esportiva, auditório e subestação.
O estacionamento terá 84 vagas internas e mais 12 externas, além de espaço para motos e bicicletas. Como está localizado às margens de uma rodovia, o projeto prevê a criação de um acesso para permitir uma melhor entrada para a escola.