
“O governo de Alagoas tem compromisso com a valorização da vida”, disse o governador Teotonio Vilela, na sexta-feira (21), em Coruripe, durante o Fórum Viva a Vida. O evento que é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde e serve para mobilizar os agentes comunitários da 13ª Microrregião de Alagoas, no combate à mortalidade infantil, reuniu centenas de pessoas no Clube do Povo.
“Nos primeiros sete meses deste ano conseguimos reduzir essa mortalidade em 35% e devemos essa vitória, especialmente, aos agentes comunitários”, creditou o governador.
Teotonio Vilela exaltou as parcerias com os municípios e citou que o Estado está investindo R$ 10 milhões de recursos próprios no fortalecimento da Atenção Básica à Saúde. “Serão 95 novos postos de saúde construídos com dinheiro do Estado e mais 21 com recursos do governo federal”, explicou o governador.
“Todos os postos serão equipados para atender a população mais carente do interior de Alagoas”, acrescentou o governador, que ainda lembrou da meta de Estado, que é a defesa da vida.
“Dentro desse contexto maior está a nossa determinação em reduzir cada vez mais o índice de óbitos antes de um ano de idade em Alagoas”, afirmou Teotonio Vilela. Segundo ele, o governo está disponibilizando R$ 7 milhões do Fundo de Combate à Pobreza (Fecoep) para o programa de atenção às gestantes, com uma bolsa alimentar para garantir que desde a gestação, a criança tenha atendimento do poder público.
A saúde pública em Alagoas, afirmou o governador, já começa a viver um novo momento, um momento positivo em sua história.
“Mas não estamos investindo apenas na reconceituação da saúde; não estamos apenas investindo no agente comunitário, nos profissionais do Programa Saúde da Familiar; não estamos apenas reformando e construindo postos de Saúde, estamos indo mais a fundo no problema, estamos investindo na geração de trabalho para combater a miséria e o desemprego em nosso Estado”, citou o governador, destacando as ações de sua gestão para a moradia popular para as famílias sem renda, capacitação e ampliação do mercado de trabalho com novas indústrias e empresas instalando-se em Alagoas.
Testemunho — O prefeito de Coruripe, Marx Beltrão, que assinou com o governo do Estado convênios nas áreas da educação (ordem de serviço para a construção da Escola Profissionalizante), segurança pública (Posto de Identificação, inaugurado nesta tarde), e saúde (cessão de motos para agentes de endemia), agradeceu ao governador os investimentos no município.
Tércio Cappello
“Esse é o meu segundo mandato como prefeito de Coruripe e o Estado, na gestão anterior, nunca enviou um centavo de investimento para a saúde neste município”, declarou o prefeito.
“Só tenho a agradecer a sensibilidade e a seriedade do governo de Alagoas para com a saúde pública em Alagoas e particularmente aqui em Coruripe”, acentuou Beltrão. Também receberam motos para agentes de endemia, os municípios de Jequiá da Praia, Feliz Deserto e Teotônio Vilela, através de seus prefeitos presentes ao evento, Marcelo Beltrão, Maicom Beltrão e Peu Pereira, respectivamente.
Também prestigiaram o Fórum, o deputado federal Joaquim Beltrão, os secretários de Estado Herbert Mota (Saúde); Paulo Rubim (Defesa Social), Jorge VI (adjunto da Educação e Esporte); diretor do Instituto de Identificação, delegado Kelman Vieira, vereadores e outras autoridades da região.