A presença massiva de representantes da segurança pública, movimentos sociais, religiosos, étnicos e comunidades terapêuticas no auditório do Palácio República dos Palmares para a posse do secretário de Estado especial para a Promoção da Paz, Jardel Aderico, demonstrou o interesse da sociedade civil organizada em conhecer como será a experiência, inédita no país, de promover a cultura da paz nas ruas, como política de Estado.
Por laço familiar e traço de personalidade, o governador Teotonio Vilela ressaltou sua experiência particular em promover a paz como solução dos problemas sociais. O governador salientou que a frente de combate à violência foi ampliada. “Em Alagoas não damos trégua a bandido, estamos adquirindo viaturas, armas e capacitando os agentes da segurança pública. E agora vamos avançar com a cultura de paz”, ressaltou.
Para explicar como funciona o incentivo à cultura de paz, Teotonio Vilela citou como exemplo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que trabalha com crianças, onde são passados valores de respeito à família e ensinamentos salutares de negação às drogas. “É preciso energia, mas combater a violência com violência, não dá certo. É necessário instalar a paz dentro das crianças para termos um futuro melhor. A paz se aprende”, disse o governador.
Em consonância com o discurso do governador, o recém-empossado secretário especial da Promoção da Paz, Jardel Aderico, salientou que a nova pasta vai articular e ordenar ações de combate à violência nas comunidades com índices altos de violência. “Não vamos criar nada de novo, vamos apenas fortalecer e articular o que já existe. Vamos trabalhar com os programas de assistência social do governo”, completou.
Em um primeiro momento, a Secretaria Especial de Promoção da Paz (Sepaz) vai trabalhar com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Nesta quinta-feira, 6, o secretário Rogério Teófilo reuniu-se com Jardel Aderico para definir como inserir a cultura da paz dentro das escolas estaduais. “Em seguida, vamos conversar e articular ações com a Defesa Social e Assistência Social. Vamos fincar nos bolsões de pobreza a presença do Estado”, afirmou o secretário.
Um ícone no combate às drogas em Alagoas, a major PM Valdenize Ferreira, coordenadora do Proerd, ressaltou que o sentimento de paz já é passado para as crianças que participam do Proerd. “Nós nos sentimos inseridos na Secretaria da Paz desde o início. Tudo que vem para somar serve muito”, destacou. Considerado padrinho da criação da Sepaz, o deputado federal Givaldo Carimbão resumiu seu sentimento dizendo que a paz só nasce quando é plantada, e conforme disse o parlamentar, o governo do Estado plantou uma semente hoje.
Questionado sobre a estrutura da Sepaz, Jardel Aderico explicou que, aproximadamente por dois meses, a secretaria será abrigada em duas salas na sede do Clube de Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro de Maceió. O secretário disse que é o primeiro esboço de parceria com a iniciativa privada; porém, disse o secretário, que recebeu a garantia de que terá uma sede própria para abrigar a pasta.
O governador foi além e assegurou que a criação da Sepaz não trouxe ônus para o Estado. “Apenas cancelamos alguns cargos em outras secretarias para destinarmos à secretaria da Paz. Criamos apenas o cargo de secretário e secretário-adjunto”, finalizou Teotonio.