“O dia amanhecia e eu já estava na beira da lagoa Mundaú, onde na infância meu pai me levava para pescar. Respeito o pescador que sai com sua rede com muita fé que vai tirar o sustento da família”. Foi com essa lembrança que o governador Teotonio Vilela disse, na manhã desta quarta-feira (01), que deverá continuar investindo em obras que favoreçam os mais de 42 mil pescadores espalhados pelo Estado.
No encontro organizado pela Federação dos Pescadores de Alagoas – Fepeal – no bairro do Dique Estrada, estiveram presentes a presidente da Federação, Eliane Santos, e representantes das 38 colônias de pescadores, que levaram ao governador uma pauta de sugestões para ações que possam melhorar a estrutura das colônias de pesca, projetos ambientais e sociais com as comunidades, além da criação de um selo de qualidade para os pescados.
Valorização para os pescadores
A presidente da Colônia Z1, Maria Aparecida da Silva, destacou que o encontro não era apenas para reivindicar melhorias para as comunidades, mas para agradecer a Teotonio pela criação do Conselho Estadual de Pesca, que deverá promover em 2012, a primeira conferência estadual em Alagoas. “Queremos que Teotonio ganhe porque nunca vimos tanta valorização para os pescadores”, destacou.
“Alagoas deve muito aos pescadores, e nós vamos pagar essa dívida com muito gosto”, destacou Teotonio, que falou sobre as ações de saneamento, que já estão melhorando a qualidade de vida da população e reduzindo a poluição nos rios, lagoas e mares.
Outro projeto de grande sucesso foram os Arranjos Produtivos da Piscicultura no sertão do Estado, com destinação de recursos para capacitar os pescadores no tratamento e venda dos peixes e criando unidades de processamento dos pescados, melhorando a qualidade do produto e ajudando na economia dos municípios. Depois da cerimônia, Teotonio tirou muitas fotos e almoçou ao lado dos pescadores.
