Skip to content

Teófilo tem encontro com ministro da Educação

Blog

Teófilo tem encontro com ministro da Educação

O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, acompanhou o governador Teotonio Vilela Filho na sexta-feira (8) nas discussões do X Fórum dos Governadores do Nordeste, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte. Além dos governadores da região, o encontro contou com a participação de ministros, entre eles o da Educação, Fernando Haddad, que falou sobre a compensação dos estados nordestinos pelas perdas do Fundo de Participação dos Estados (FPE), como a antecipação dos recursos do Fundeb.

Na ocasião, o ministro reafirmou ao governador Teotonio Vilela e ao secretário Rogério Teófilo o apoio integral do Ministério da Educação (MEC) ao projeto de cooperação técnica ora desenvolvido em Alagoas com a participação do MEC e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Teófilo, que já tivera contatos com Fernando Haddad à época em que atuou na Comissão de Educação da Câmara Federal, contou que o ministro demonstrou entusiasmo e confiança no trabalho realizado pelo governo do Estado com a participação dos técnicos da secretaria.

“O projeto foi concluído e agora vamos sistematizar a sua operacionalização. O ministro Fernando Haddad está sensível à realidade de Alagoas e determinou o apoio específico do MEC”, afirmou o secretário. A próxima etapa será a implementação dos produtos, entre os quais consta a reformulação da estrutura da secretaria, a ser encaminhada por meio de projeto de lei do Executivo à apreciação da Assembleia Legislativa.

Recursos – Nesta segunda fase do projeto serão estabelecidas as formas de financiamento para o aporte de recursos a ser viabilizado via convênios, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de adicionais do MEC através do Plano de Ações Articuladas (PAR) apresentado pelo Estado em todas as áreas, a exemplo da Educação Profissional, infra-estrutura (intervenções na parte física e tecnológica dos prédios escolares).

O Projeto de Cooperação Técnica SEE/MEC/PNUD é dividido em cinco eixos de trabalho. Eixo 1 estuda alternativas para a Política Educacional para o Estado de Alagoas; o Eixo 2 é voltado para ações a serem viabilizadas por meio do regime de colaboração entre o Estado e o conjunto dos municípios; o Eixo 3 está focado na Organização da Estrutura e do Funcionamento da SEE; o Eixo 4 trata da Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação; e o recém-criado Eixo 5 estuda a otimização da Estrutura (Física e de Mobiliário).

Educação a distância – Antes de embarcar com o governador para Natal, o secretário Rogério Teófilo participou, juntamente com a reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, de encontro com o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielchowsky, que veio a Alagoas para discutir o crescimento da modalidade de ensino no Estado, a convite da reitora.

“Foi um encontro proveitoso, já que temos parceria com a universidade na capacitação de professores. Portanto, é importante que o secretário Carlos Eduardo tenha o conhecimento do que estamos realizando e, a partir daí, possamos estabelecer junto à Ufal, por meio do governo federal, novos mecanismos, novas ferramentas que garantam o avanço desse trabalho em Alagoas, no sentido de ampliarmos cada vez mais a capacitação dos nossos docentes”, considerou Rogério Teófilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também