O sistema de irrigação inteligente implantado há menos de seis meses pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), na Avenida Fernandes Lima, em Maceió está sendo depredado. Durante tentativa de roubo, ladrões acabam por estourar os canos, que, por consequência, danificam o sistema e derramam água pelo canteiro, ocasionando transtornos a motoristas e transeuntes da avenida.
O sistema de irrigação inteligente é o mais moderno existente. Ele funciona subterraneamente, com horário programado, irrigando as áreas verdes duas vezes ao dia. Na Fernandes Lima, por exemplo, inicia-se às 6h30, com término por volta das 8h, e das 16h às 17h.
Ao todo, foram investidos cerca de R$ 200 mil no sistema, cuja implantação também ocorreu em outros canteiros da cidade, como na Avenida Álvaro Calheiros, em Mangabeiras, e no Benedito Bentes, na Praça Padre Cícero, e nos canteiros das entradas do bairro.
Os canteiros do Benedito Bentes foram os primeiros a receber o sistema, há mais de um ano. No entanto, o funcionamento está parado desde o início da semana, devido ao vandalismo praticado nos canos.
O secretário da Sempma, Ricardo Ramalho, pede à população que colabore com a Prefeitura, denunciando casos de furto e depredação do patrimônio público pelo telefone 0800 082 8000. A ligação é gratuita. Ramalho garante que, mesmo com todas essas dificuldades, a irrigação será ampliada na Avenida Fernandes Lima e em outros canteiros de Maceió.
