O alagoano Tiago Fernandes está perto de um resultado raro no tênis brasileiro: disputar o título juvenil de um torneio de Grand Slam. Na madrugada desta quinta-feira, ele superou o sul-coreano Suk-Young Jeong, por 7/6 (7/4) e 7/5, e passou para as semifinais.
Seu adversário na penúltima rodada do Aberto da Austrália, torneio que vale pontuação máxima no ranking mundial dos 18 anos, sairá do duelo entre o australiano James Duckworth e o francês Gianni Mina, que é o segundo cabeça-de-chave.
Quem não conseguiu passar das quartas foi o gaúcho Guilherme Clezar, cabeça-de-chave 10. Depois de ótima campanha, ele parou no australiano Sean Berman, por 6/4 e 6/2, mas deve acumular importantes pontos no ranking e ficar próximo dos top 10.
Apenas cinco brasileiros conseguiram disputar uma final juvenil de Grand Slam em toda a história, mas nenhum deles levou o título. Em Roland Garros, foram vices Juvenil masculino Edison Mandarino (1959), Thomaz Koch (62 e 63) e Luis Felipe Tavares (67). Já em Wimbledon, atingiram a final Ivo Ribeiro (1957) e Ronald Barnes (59).