O historiador Zezito Guedes, de 78 anos, foi aclamado na noite de segunda-feira (24), durante a solenidade de inauguração da tenda cultural que leva seu nome, no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Gestores da instituição, professores e estudantes se reuniram para curtir os shows, mas também para cumprimentar e fazer fotos com o homenageado da noite.
Com poucas palavras, mas demonstrando muita emoção e surpresa pela estrutura do local, Zezito Guedes agradeceu a homenagem e a presença do público. “Me sinto muito feliz em estar com vocês. Agradeço demais por ser homenageado”, declarou.
O reitor da Uneal, professor Jairo Campos, destacou a trajetória de Zezito Guedes que, autodidata e artista, refez a história de Arapiraca e ainda promoveu a valorização da cultura popular local, por meio de seu empenho pessoal. “Esta tenda é um reconhecimento a este patrimônio vivo”, afirmou o reitor.
Campos lembrou ainda que Zezito Guedes foi aclamado, em 2013, como Mestre do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas, pelo Conselho Estadual de Cultura, do qual o gestor da Uneal é presidente.
Shows
Para inaugurar o espaço com representantes da cultura do interior de Alagoas, artistas locais subiram no palco da tenda cultural e empolgaram o público.
A noite foi aberta, por volta das 18h30, com o grupo de pop rock Rua 16. Em seguida, o embolador de coco Rogério Dias fez todo mundo dançar no ritmo envolvente do coco de roda. Também se apresentaram as bandas Janu e Os Matutos Urbanos e Sambadela’s com shows memoráveis e dançantes.
