Skip to content

Temperaturas elevadas? Veja dicas de como economizar energia durante o verão

  • Home
  • Brasil/Mundo
  • Temperaturas elevadas? Veja dicas de como economizar energia durante o verão

Blog

Temperaturas elevadas? Veja dicas de como economizar energia durante o verão

O início oficial do verão ocorreu às 0h27 do dia 22 de dezembro, mas os termômetros já registram altas temperaturas há alguns meses. O Brasil viveu ondas de calor desde setembro, o que vem exigindo mais potência do Sistema Interligado Nacional (SIN). Até o fim da estação mais quente, em 20 de março, os brasileiros vão consumir mais energia elétrica. Mas será que é possível economizar na conta de luz?

A expectativa é que a demanda por eletricidade cresça 3,5% em 2024, segundo estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Empresa de Pesquisa Elétrica (EPE).

Em 2023, o Brasil ultrapassou a carga de 75 gigawatts médios (GWmédios), como resultado do crescimento econômico e das altas temperaturas. O País possui segurança energética suficiente, com a maioria da geração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, mas o consumidor pode evitar tomar sustos quando a fatura chegar.

Eletrodomésticos
Com mais tecnologia, mais eficiência energética é agregada. Na hora de comprar eletrodomésticos, é importante priorizar aqueles que apresentam boas notas de eficiência energética, que consomem menos energia para gerar o resultado esperado. O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que completou 30 anos em 8 de dezembro, concede o Selo Procel aos equipamentos mais eficientes, para orientar os consumidores no ato da compra.

Resfriamento
Aparelhos de ar-condicionado trabalham intensamente nesse período do ano. Também prefira equipamentos com boas notas de eficiência energética com o Selo Procel. É importante sempre fazer uso deste tipo de eletrodoméstico com as janelas fechadas, para conservar o ar frio dentro dos ambientes. Caso saia de casa, não deixe os aparelhos ligados.

Ar livre
Junto com o verão chegam as férias escolares. Para muitas famílias, esse é um período de aproveitar o tempo livre e fazer atividades em parques e piscinas. Em vez de ficar em casa, com ventiladores e aparelhos de ar-condicionado ligados, pode ser uma boa ideia frequentar locais públicos ventilados e ao ar livre.

Posição verão
Os chuveiros elétricos têm regulagens de intensidade. Fique atento, pois o ideal, em períodos de calor, é deixar o aparelho na posição verão, que utiliza menos potência para aquecer a água. Em um dia de calor intenso, é possível também desligar o chuveiro e tomar um banho frio, para refrescar.

Geladeiras
Bebidas geladas e sorvetes são aliadas para combater o calor. Aqui, se fazem necessários os refrigeradores e congeladores. Mas é preciso fazer bom uso desses aparelhos, dando preferência aos equipamentos com Selo Procel. Também devemos lembrar de abrir a porta da geladeira apenas quando já tiver decidido o que vai pegar e esperar os alimentos esfriarem antes de guardar são dicas valiosas. E nada de desligar geladeira e freezer durante a noite, ok?

Luz natural
Ao escolher novas cores para as paredes, é possível evitar os tons escuros. Assim, as luzes só serão ligadas depois do pôs do sol. Cortinas e persianas abertas durante o dia também maximizam a luminosidade dos ambientes. Se for comprar novas lâmpadas, prefira led, com etiqueta A!

Roupas
Essa é uma dica que vale para o ano todo. Quando for lavar e passar roupas, é importante separar várias peças de uma vez só. A energia gasta para aquecer o ferro de passar pode ser melhor aproveitada se forem passados vários itens por vez. No caso das lavadoras de roupas, cada ciclo de lavagem deve ser acionado com o máximo possível de peças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também