
Desabamento de teto de sala de aula aconteceu durante o recreio
O telhado de uma das treze salas da Escola Estadual Professor Ernani Méro, situada em Penedo, desabou na manhã desta quarta-feira, 13. O acidente só não resultou em mortes ou feridos graves porque a queda da cobertura aconteceu justamente durante o recreio na unidade de ensino.
De acordo com a professora Tereza Cristina Lima Gusmão, diretora da escola que já foi uma unidade de ensino experimental – denominação que a tornou conhecida -, a necessidade de se fazer uma revisão em toda a cobertura do Ernani Méro foi tema de discussão durante esta semana. “A gente estava resolvendo como conseguir alguém para subir no telhado para verificar como estava a situação do telhado”, declarou a diretora.
Como as salas da unidade de ensino localizada ao lado da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto tem fôrro PVC, não foi possível perceber que a linha que sustenta a cobertura estava apodrecida. A princípio, a madeira deteriorada não suportou o peso da cobertura, conforme avaliação inicial dos militares do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM). Os militares determinaram o desligamento da rede elétrica da escola para poder realizar o serviço.
A sala onde ocorreu o desabamento atende trinta alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, crianças com média de idade entre 7 e 8 anos. Nas carteiras, algumas bolsas estavam em meio aos escombros, com telhas e pedaços do forro espalhados na sala.