×

Brasil/Mundo

Teleconferência orienta gestores do Bolsa Família

As orientações para o cadastramento de novos beneficiários no Programa Bolsa Família que pretende expandir em 600 mil o número de famílias atendidas em 2010, será o tema da teleconferência que o Ministério do Desenvolvimento Social Combate à Fome (MDS) realiza na próxima segunda-feira (19), das 16h às 17h30 (horário de Brasília).

Desde 2009, o ministério vem promovendo a expansão do Bolsa Família, que foi possível especialmente pela revisão do critério de renda para ingresso no programa – a renda per capita, que caracteriza família em situação de pobreza, passou de R$ 120,00 para R$ 140,00.

Somente no ano passado, 1,3 milhão de famílias foram incluídas. Outras 600 mil serão incluídas em 2010. Porém, vários Municípios ainda precisam localizar e cadastrar famílias com o perfil de renda elegível para inclusão no Bolsa Família, conforme as estimativas de população pobre. A teleconferência pretende explicar as regras para que esse trabalho seja realizado e esclarecer as dúvidas dos gestores municipais.

O programa tratará também da nova versão do Sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, a Versão 7. Por meio do módulo de consulta deste novo sistema, o gestores municipais poderão obter informações sobre famílias cadastradas em todo o Brasil.

Teleconferência – A transmissão acontecerá ao vivo e gestores poderão enviar perguntas por meio de telefone e fax, cujos números serão divulgados ao longo do programa. O debate poderá ser assistido pelo site da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), pela NET ? em cidades que captam o sinal da NBR (veja lista abaixo) ? pelo canal 146 da Sky (TV a cabo) e ainda pela OiTV (apenas na cidade do Rio de Janeiro).

Participam da teleconferência a secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Lúcia Modesto; o diretor do Departamento de Benefícios, Anderson Brandão; a diretora do Cadastro Único, Letícia Bartholo; a coordenado ra geral de Gestão de Processos de Cadastramento, Ana Gabriela Sambiase; e a coordenadora geral de Operacionalização do Cadastro Único, Ana Maria Machado Vieira. Marcelo Viana Páris, gerente operacional do projeto Cadúnico 7, da Caixa Econômica Federal, também participa.