×

Alagoas

Telecentros oferecem cursos diversificados à população

A gama de cursos oferecida pelos telecentros Digitalagoas, programa de inclusão digital do Governo de Alagoas através do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado (Itec), está cada vez mais diversificada. As entidades que receberam os telecentros e são responsáveis por administrá-los têm firmado parcerias que oferecem, além do ensino básico de informática, capacitação em empreendedorismo e cursos de formação técnica.

Entre os cursos já oferecidos estão os de informática básica, operador de computador, Linux Edubuntu, aplicativos para escritório, Windows, pacote Office e noções de Linux, instruções de como elaborar currículo e normas ABNT, exigidas para trabalhos acadêmicos, cursos de recepcionista, informática com ênfase em vendas e curso de cidadania a serviço dos camponeses.

O telecentro da Ong O Consolador é um dos que foram além dos cursos básicos. Além da informática educativa para as crianças, onde possibilitou a inclusão digital de 120 alunos mensalmente desde 2012, o telecentro capacitou mulheres em empreendedorismo e vendas digitais e para a comunidade curso de Informática básica com 32h/aulas em três turmas de 20 alunos cada, na faixa etária de 16 a 45 anos.

“A capacitação em empreendedorismo foi importante para as mulheres que vivem de produtos e do artesanato, porque possibilitou a maximização das vendas através das ferramentas disponibilizadas na internet. Uma delas passou a exportar os produtos para outras cidades do país depois do curso. Nossa intenção é amplificar a oferta desses cursos”, comenta a presidenta da Ong, Ana Vieira.

Para o coordenador do telecentro da paróquia Virgem dos Pobres, Wagner Marques da Silva, os cursos de informática básica também amplificam oportunidades. “Formamos quatro turmas em informática básica, alguns alunos voltaram e nos agradeceram pela formação, que foi muito importante para o currículo deles”, comenta Wagner.

O coordenador do programa Digitalagoas do Itec, Robson Paffer, explica que cada telecentro possui ação própria de capacitação, além das recomendações de cursos online que são repassadas para os telecentros, a exemplo dos 35 cursos online oferecidos pelo Serpro. “Até o momento as informações levantadas em cerca de 40% dos telecentros são que 1386 pessoas participaram de cursos ofertados pelos telecentros, não sendo computada a quantidade de pessoas que teve livre acesso à Internet”.

O Programa Digitalagoas dispõe de 39 telecentros em funcionamento, em 26 municípios do Estado, estando 15 concentrados na capital alagoana. A lista de telecentros está disponível no site http://www.digitalagoas.al.gov.br. Para participar das ações do telecentro, basta ir até o local e fazer o cadastro, levando documento de identificação.