×

Maceió

Telecentro transforma vidas de moradores do Vergel

Com brilho nos olhos, a primeira turma do telecentro da Virgem dos Pobres, no Vergel, recebeu o certificado de Operador de Micro, durante a celebração da missa do último domingo (2). Em discurso, o padre Edvaldo contou o depoimento emocionado de uma mãe que viu o destino de seu filho mudar completamente após a chegada do telecentro.

“Esta semana uma mãe emocionada me procurou agradecendo imensamente pelo telecentro. Ela dizia que seu filho estava prestes a entrar no mundo das drogas quando o telecentro foi inaugurado. O filho passou a frequentar as aulas todos os dias e com a ocupação do tempo conseguiu uma nova motivação para a vida”, revelou o padre.

O telecentro da Virgem dos Pobres é um dos 50 telecentros que o Governo de Alagoas, através do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado (Itec), disponibilizou com o programa de inclusão digital, Digitalagoas. O programa recebeu investimentos de R$ 1,5 milhão do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) para promover ações de inclusão digital na capital e no interior.

No domingo, cerca de 80 alunos, dos 100 matriculados no curso, estiveram presentes para receber os certificados de conclusão. O curso teve duração de três meses e capacitou os alunos em introdução à informática, digitação, sistema operacional Linux Ubuntu e pacote Open Office.

As matrículas para a próxima turma foram encerradas com 230 inscritos, mas o telecentro deve abrir novas vagas em meados de dezembro. O telecentro funciona durante os três horários com as turmas de informática básica e tem acesso livre nas tardes de sexta-feira para qualquer pessoa que quiser utilizar internet ou fazer trabalhos.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, o padre Edvaldo agradeceu ao Itec, ao Governo do Estado e à iniciativa dos monitores, que trabalham voluntariamente no projeto. O coordenador do telecentro da Virgem dos Pobres, Amilton Silva, enfatizou a importância de um espaço gratuito para a comunidade que não pode pagar por um curso de informática.

O gerente do Programa de Inclusão Digital do Itec, Robson Paffer, esteve presente na entrega e conta a satisfação de ver um público diversificado participando do projeto. “Fiquei muito satisfeito ao ver crianças, jovens, adultos e terceira idade engajados no telecentro. Estou no projeto desde que ele foi iniciado e para mim foi emocionante observar os frutos desse trabalho, principalmente por atingir essa camada da população. Foi gratificante ver o brilho nos olhos dessas pessoas”, enfatizou Robson.