×

Cultura

Telas de Rosalvo Ribeiro voltam a ser expostas no Museu Palácio Floriano Peixoto

Vinte e duas telas do pintor alagoano Rosalvo Ribeiro voltam, em grande estilo, ao acervo do Museu Palácio Floriano Peixoto, depois de passarem por restauração. A reexposição das obras acontece nesta terça-feira (21), às 19h.

As obras fazem parte do acervo do Museu Palácio Floriano Peixoto e foram trabalhadas no ateliê de restauro criado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Os trabalhos e recuperação das telas foram iniciados no último mês de outubro e agora as obras serão novamente colocadas em exposição no Museu.

“Depois do trabalho minucioso e dedicado dos técnicos em restauração, as pinturas em tela de Rosalvo Ribeiro retornam a compor o patrimônio artístico e cultural do Estado com aspecto renovado”, ressalta o secretário de Estado da Cultura, Osvado Viégas.

Segundo a coordenadora do projeto de Restauro das pinturas em tela de Rosalvo Ribeiro, Ana Claudia Magalhães, para a realização do trabalho, o projeto contou com a colaboração de oito profissionais: um restaurador, cinco auxiliares e dois estagiários estudantes de arquitetura.

“Esta experiência inédita foi muito importante no âmbito do restauro e o resultado do trabalho é gratificante”, destaca Ana Cláudia.

A Secult, por meio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), contratou o restaurador pernambucano Mário Swenson para fazer o traballho. Antes de utilizar os produtos, as telas passaram por uma criteriosa avaliação do profissional. “Cada tela tem sua própria personalidade”, diz Mário.

Segundo o diretor do Museu, Fernando Lôbo, as obras desse acervo são datadas do final do século XIX e início do século XX, e parte delas foram feitas em Paris, como a tela “Avançar”, de 1894.

“As peças foram doadas ao Governo do Estado pelo pintor e pela família e ficam expostas nas dependências do Museu”, afirma Fernando Lôbo.

Nesta terça-feira, dia que marca a volta das telas ao acervo do museu, a Secult promoverá palestra sobre o pintor alagoano Rosalvo Ribeiro, proferida pelo pesquisador de Arte Romeu de Mello Loureiro, autor do livro-álbum “Redescobrindo Rosalvo Ribeiro”.

Durante a palestra, será feita uma análise do pintor e de sua obra, que é referência nas artes visuais, com o intuito de trazer mais informações sobre o trabalho do artista, que ainda são pouco difundidas.