×

Brasil/Mundo

Tecnologia em ofinas mecânicas é o diferencial na conquista de clientes

A imagem que muitos ainda têm daquela oficina de bairro, suja, sem cuidados com o serviço e principalmente sem o menor preparo no atendimento aos clientes, está ficando a cada dia mais no passado. Hoje as oficinas precisam investir em tecnologias e no atendimento como diferencial para conquistar clientes.

Segundo dados do Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), temos no Brasil em torno de 85 mil oficinas, sendo que 14 mil destas estão localizadas no estado de São Paulo e 6 mil na cidade de São Paulo. “Esse número é bem elevado, mas vem caindo. Em 2004, eram 119 mil oficinas. A queda é uma tendência natural, pois há um grande número de oficinas para atender a frota atual, estimada em 27,8 milhões de veículos, segundo o levantamento da frota circulante do Sindipeças”, afirmou o coordenador do GMA, Antônio Carlos Bento. No Brasil deve haver um remanejamento do setor, onde sobreviverão as empresas mais sólidas, que investem em equipamentos e qualidade de mão-de-obra. Não há espaço para amadores”, completou Bento.

As tecnologias a disposição do reparador englobam ferramentas utilizadas no dia-a-dia que vão desde equipamentos de diagnóstico, scanners a analisadores de gases.

“Hoje em dia, com a tecnologia embarcada, é possível, por meio de scanner realizado pelo computador, detectar o problema do carro. Quando o mecânico pega a ferramenta para reparar o veículo, a tecnologia embarcada já focou onde está o problema e o mecânico vai direto ao ponto que precisa de reparação. O resultado é um trabalho mais rápido, sem a necessidade de desmontar o veículo para procurar o defeito”, afirmou o superintendente do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), Mário Guitti. “Uma dica importante para as oficinas é que sempre devem tomar conhecimento dos lançamentos dos automóveis, tecnologia dos carros importados, entre outros para se atualizarem com reparo, equipamentos, etc.

Além dessas tecnologias, programas de gerenciamento de oficinas também podem auxiliar o reparador a fortalecer seu relacionamento com o cliente. E às vezes sem precisar gastar muito dinheiro com isso.

“Há programa de gerenciamento online gratuitos que podem auxiliar o relacionamento do reparador com seus clientes de forma efetiva e estimulando a manutenção preventiva. O Siga Personal é um desses produtos. Disponível no portal www.oficinaecia.com.br. O programa auxilia o mecânico com informações dos últimos reparos de seus clientes, dados pessoais, dados dos veículos e consegue inclusive alertar o reparador que determinado cliente precisa voltar à oficina para fazer a manutenção de algum item do veículo. Assim, com ele pode ligar, se mostrar interessado, e fidelizar seus clientes pelo bom atendimento prestado”, afirmou o diretor do portal Oficina e Cia, Antonio Carlos Lopes. “Para acessar esse programa basta se cadastrar gratuitamente no portal”, reforçou Lopes.

“O reparador deve conquistar a confiança do consumidor e orientá-lo de como deve cuidar do carro. Tudo parte de estabelecer um relacionamento transparente que transmita confiança ao consumidor”, reforça Antônio Carlos Bento.

Manutenção Preventiva

A importância da manutenção preventiva dos veículos já é um conceito bem trabalhado e assimilado por alguns proprietários de veículos. Nesse sentido o GMA tem o Programa Carro 100% / Caminhão 100%, que tem o apoio do IQA, e visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo e promove treinamentos aos reparadores.

“Nos últimos três anos, de acordo com dados do GIPA, órgão internacional especializado em pesquisas de pós-venda, houve um aumento de 5,9% do volume de visitas às oficinas para manutenção preventiva, mas o índice cai de acordo com o aumento da idade do carro. Essa constatação é preocupante, pois com o uso e o aumento da idade, há um desgaste natural das peças que precisam ser repostas por outras de qualidade para garantir as boas condições do veículo”, afirmou Antônio Carlos Bento.

O portal Oficina e Cia também apresenta ações nesse sentido. O programa Siga de Manutenção preventiva, oferecido gratuitamente, avisa o proprietário do veículo por e-mail quando algum item do carro precisa ser verificado e ainda indica a oficina mais próxima. “O programa Siga de Manutenção Preventiva, além de avisar os proprietários sobre quando voltar a oficina, oferece um check list que pode ser levado a oficina e verificado pelo reparador. Hoje em dia, os motoristas já estão mais conscientes, sabem que a prevenção é 30% mais econômica do que correção de um problema real, que pode inclusive afetar outras peças do veículo”, concluiu Antonio Carlos Lopes.

Instruir o consumidor sobre a necessidade de manutenção preventiva e lembrá-lo sempre que ele precisar voltar à oficina, com o auxílio das tecnologias, tanto de gerenciamento, como diagnósticos, tem se mostrado a melhor solução para fidelizar o cliente e manter a oficina sempre cheia.