Curso focado em monitoramento e avaliação de políticas públicas
Com o objetivo de auxiliar as equipes das secretarias e órgãos estaduais na elaboração das ações prioritárias do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) estão sendo capacitados em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. O curso teve início na última segunda-feira (19) e prossegue até sexta-feira (23), em Brasília.
Um dos participantes do treinamento, o diretor de Planejamento e Políticas Públicas da Seplande, Márcio Melânia, explica que a capacitação com foco no PPA é uma iniciativa do governo federal, por meio do programa Agenda de Desenvolvimento Territorial, para integrar as agendas possíveis do PPA Federal e os PPAs estaduais e municipais.
“A capacitação visa alinhar as ações prioritárias da esfera federal com as estaduais e municipais, combinando a lógica participativa de monitoramento e avaliação de programas e projetos englobados pelo Plano Plurianual do governo em busca de resultados efetivos”, explicou.
Para o economista Genildo Silva, outro técnico da Seplande capacitado pelo programa, a experiência fornecerá as ferramentas necessárias para a replicação da metodologia utilizada no curso aos técnicos dos municípios alagoanos, mediante capacitação que será realizada em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
“O objetivo é contextualizar os módulos de planejamento e elaboração de projetos, vistos anteriormente, com os módulos de monitoramento e avaliação que estamos acessando agora. Com isso, acredito que os municípios alagoanos terão a oportunidade de fazer uma avaliação das ações de governo do ano anterior, inclusive oferecendo subsídios para uma possível revisão do PPA municipal”, esclareceu.
