Técnicos foram contemplados com lições teóricas e práticas para fortalecer o segmento
Um grupo de vinte técnicos rurais de vários municípios de Alagoas participou nesta quinta-feira (31) e sexta (1) de uma capacitação sobre a prática da apicultura. As aulas ocorreram no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Cinturão Verde da Braskem, e na Apícola Fernão Velho. Articulado pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Apicultura Litoral e Lagoas, o curso contemplou lições teóricas e práticas, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos técnicos e fortalecer o segmento no Estado.
Para a gestora do APL de Apicultura Litoral e Lagoas, Patrícia Carneiro, a iniciativa é motivo para comemoração. “Essa é mais uma ação do nosso planejamento que está sendo cumprida. Além disso, traremos benefícios diretos para os apicultores, que receberão um apoio muito maior e mais direcionado ao aprimoramento da sua atividade”, opina.
Um dos instrutores das atividades foi o engenheiro agrônomo e empresário Mário Calheiros, proprietário da Apícola Fernão Velho. Segundo ele, que já trabalha com a apicultura há 23 anos, a capacitação já vinha sendo solicitada há anos. “É a primeira vez que ocorre um curso desse tipo aqui. Essa capacitação é fundamental aos apicultores, visto que eles terão contato com um modelo eficiente de assistência e poderão tirar dúvidas com técnicos qualificados”, avalia.
Ainda de acordo com Mário Calheiros, a criação do APL foi de extrema importância para a organização do setor. “Antigamente as ações eram bastante espalhadas, cada órgão fazia a sua, o arranjo trouxe mais unidade. Agora com trabalho em equipe é possível fazer um trabalho mais consistente, com princípio, meio e fim”, complementa.
Um dos técnicos capacitados, José Tavares, afirma que agora se sente muito mais seguro em relação à atividade. “Eu só havia tido contato com a apicultura na faculdade, mas de forma superficial. Depois desse curso prático ampliei bastante meu conhecimento sobre o tema”, declara.
Própolis Vermelha
O APL de Apicultura Litoral e Lagoas também se destaca na produção da própolis vermelha, matéria-prima produzida exclusivamente nos mangues de Alagoas. Segundo pesquisas, o produto apresenta características diferenciadas em relação a outras regiões do mundo, auxiliando no combate a doenças como o câncer e a AIDS.
