Técnicos e coordenadores de empréstimo do Banco Mundial (Bird) encerram, nesta quinta-feira (29), as visitas à secretarias envolvidas no Projeto de Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva (PREPI), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).
O grupo está em Alagoas desde segunda-feira (26), para detalhar as propostas de cada pasta para o PREPI, que visa a redução da pobreza através de ações nas áreas de Educação, Proteção Social e Desenvolvimento Econômico. No primeiro dia de visita ao Estado, a equipe da especialista em proteção social do Bird, Catalina Gomez, esteve junto com assessores da Seplande na Secretaria de Assistência Social (Seads). Nesta quinta-feira, eles devem dar continuidade às discussões na Seads e encerrar a visita com a apresentação das propostas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Composto por quatro componentes, o Prepi representará um investimento de 140 milhões de dólares, a serem aplicados em diversas ações, nos próximos quatro anos. No início deste mês, ele foi apresentado pelos secretários das quatro pastas envolvidas ao governador Teotonio Vilela Filho, em uma reunião no Palácio República dos Palmares.
“Um projeto desta magnitude vem consolidar o compromisso social do Governo de Alagoas, que se comprometeu a tirar 700 mil pessoas da condição de pobreza extrema e reduzir o número de pobres em nosso Estado”, esclareceu o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, coordenador do Programa Alagoas Tem Pressa.