×

Meio Ambiente

Técnicos do IMA monitoram APA de Fernão Velho e Catolé

Equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) apuraram denúncias de ocupações irregulares nas margens da laguna Mundaú, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Fernão Velho e Catolé. Os técnicos da Diretoria de Unidades de Conservação alertam a população para denunciar flagrantes de crimes ambientais também nos locais onde há forte pressão urbana para ocupação.

A equipe encontrou situações que já haviam sido identificadas. “A área está em constante monitoramento e há processos abertos no IMA. A obra denunciada está paralisada, mas é importante também considerar que algumas ocupações estão ali há cerca de 30 anos”, comentou Pedro Normande, chefe da APA do Catolé.

Segundo Alex Nazário, diretor de Unidades de Conservação do IMA, o aterro das margens da laguna, assim como o desmatamento e a deposição irregular de resíduos, contribui para agravar os problemas de assoreamento. “O cuidado naquela região deve ser constante, não apenas porque está dentro de uma APA, mas pela importância que a laguna tem, inclusive para a sobrevivência de muitas pessoas”.

Ele disse ainda que o IMA conta com a parceria do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) que dispõe de equipe e veículo próprio para monitorar a área. A população pode denunciar através do 0800 082 1523 ou do e-mail info@ima.al.gov.br.