×

Alagoas

Técnicos do Bird conhecem projetos de segurança de Alagoas

Técnicos do Banco Mundial (Bird) visitaram, nesta sexta-feira (2), os conjuntos Selma Bandeira e Carminha, no Complexo Benedito Bentes. O objetivo da visita foi avaliar as ações de segurança desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Defesa Social, para possíveis investimentos na área de policiamento comunitário.

No Carminha, a equipe do Bird conheceu as dependências do posto policial e visitou a escola municipal Petrônio Viana, onde ouviu relatos de como era o comportamento das crianças antes da implantação do policiamento comunitário e sobre as mudanças positivas, após os trabalhos sociais desenvolvidos pelo Estado.

Segundo a diretora da escola, Roxana Araújo da Silva, 80% dos pais dos alunos estão envolvidos com algum tipo de crime ou estão presos. A escola é vizinha do posto policial do Carminha e vem recebendo assistência da Gerência de Articulação Comunitária da Defesa Social.

Em Alagoas, a Secretaria da Paz atua junto com a Defesa Social nas comunidades contempladas com as bases comunitárias, capacitando os “Agentes da Paz”, que são os disseminadores da cultura da paz nas escolas, entre amigos e em toda comunidade.

“Com essa política de assistência, o relacionamento da comunidade com a polícia se tornou positivo, porque com a parceira, a polícia passou a nos ajudar”, afirmou o educador da paz, João Roberto de Araújo.

No Selma Bandeira, a equipe do Bird conversou com policiais, representantes da comunidade e com assistentes sociais. Eles conheceram o trabalho policial que é desenvolvido há dois anos no conjunto, onde antes do funcionamento da base comunitária, ocorriam de cinco a seis mortes violentas por mês.

Com a nova modalidade de policiamento, quatro guarnições da PM trabalham fazendo visitas aos moradores, conhecendo os problemas de cada família e colhendo dados que são passados para a Defesa Social. Nas visitas, ao detectar que numa família existem crianças fora da escola, por exemplo, os policiais encaminham relatório à Secretaria de Educação para que seja tomadas as providências necessárias.

Após ouvir os relatos dos moradores, os técnicos do Bird se mostraram satisfeitos com o novo modelo de policiamento, que vem resultando na boa convivência entre policiais e comunidade, além das mudanças positivas no comportamento das pessoas, que passaram a ter uma melhor qualidade de vida, com mais segurança e paz.

Segundo o sargento Hamilton Eliziário, que comanda a base do Selma Bandeira, devido à confiança que a comunidade passou a ter na polícia, ficou mais fácil combater os crimes.

Nos conjuntos onde as bases comunitárias da PM forma implantadas, foi criado um Conselho Comunitário da Defesa Social formado por membros da comunidade. As secretarias estaduais também estão levando para as comunidades políticas públicas de assistência social e de geração de emprego e renda.

A Secretaria do Trabalho, por exemplo, disponibilizou atualmente 50 vagas de todos os seus cursos para as comunidades contempladas com o projeto, com o intuito de capacitar os moradores e assegurar vaga no mercado de trabalho para ajudar no desenvolvimento econômico e social das famílias.

No final da visita, os técnicos do Bird agradeceram pelo trabalho feito por todos aqueles que estão empenhados em garantir segurança às comunidades por meio da nova modalidade de segurança implantada pela PM.

Para Maria Concepción Stela, a impressão de toda a equipe da instituição foi positiva. “Estamos levando boa impressão dos projetos implantados pelo governo alagoano; vamos agora analisar cada um dessas ações e os seus resultados na área de segurança pública”, afirmou.