Com o objetivo de garantir a melhoria da qualidade da assistência aos pacientes do Hospital Geral do Estado (HGE), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vem definindo uma série de ações.
Na sexta-feira (4), técnicos da Sesau se reuniram com a equipe do Pró Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar para finalizar uma proposta de mudanças destinada inicialmente à área azul do HGE, que deverá ser avaliada pelo secretário da Saúde, Herbert Motta, nesta segunda-feira (7).
De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde, Vanilo Soares, as inovações que serão implantadas no HGE visam assegurar que nenhum paciente fique sem qualidade no atendimento. “É determinação do governador Teotonio Vilela e do secretário Herbert Motta que o HGE seja um hospital de excelência em urgências e emergências, onde os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam acolhidos com dignidade”, informou.
Na reformulação da dinâmica de trabalho da área azul está prevista uma equipe multidisciplinar que será responsável pela melhoria de fluxo do setor, além de alterações físicas.
Ele apelou para que somente devem ser encaminhados para o Hospital Geral do Estado os pacientes que necessitem de atendimento de urgência e emergência, a exemplo dos casos de traumas e ferimentos por arma de fogo ou branca. “Os casos menos graves como diarréias, viroses, febres, pressão alta, pequenos ferimentos, entre outros, devem receber assistência nos postos de saúde ou ambulatórios 24h na Capital. No interior do Estado devem ser procurados os hospitais da rede Provida”, ressaltou.
O programa Provida foi criado pelo governo do Estado com o objetivo de servir de meio para consolidar e incrementar o atendimento de urgência e emergência hospitalar. Constituem a rede o hospital Regional de Arapiraca; Serviço de Saúde Carvalho Beltrão (Coruripe); Unidade Mista e Emergência Antenor Serpa (Delmiro Gouveia) e Unidade Mista Ana Anita Gomes Fragoso (Joaquim Gomes).
Também estão inclusos no programa o hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia, de Palmeira dos Índios; Unidade Mista Djalma Gonçalves (Pão de Açúcar); Unidade Emergência de Penedo; hospital municipal de Porto Calvo; hospital Regional Arsênio Moreira (Santana do Ipanema); Santa Casa de São Miguel dos Campos; hospital São Vicente de Paulo (União dos Palmares) e hospital municipal de Viçosa.