As estratégias de desenvolvimento sustentável e inclusão produtiva para o perímetro do Canal do Sertão serão discutidas por técnicos e gestores do governo do Estado, na próxima semana, num encontro que terá como foco a ovinocaprinocultura, uma das atividades que serão fomentadas no entorno do canal e que já faz parte das práticas dos agricultores da região.
O encontro está marcado para terça-feira (10), das 8h30 às 12h, no auditório Aquatune, Palácio República dos Palmares. Participam técnicos da Embrapa Solos, da empresa Projetc, que presta assistência na região irrigada de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), além de consultores. Eles vão falar sobre características edafoclimáticas da região do Canal do Sertão, panorama da ovinocaprinocultura no Brasil, experiência nos projetos Salitre e Pontal, em Petrolina, e sobre o modelo de exploração a ser adotado na região do canal.
“Já temos projetos elaborados para o perímetro do Canal do Sertão, que serão apresentados e discutidos nesse encontro. Para enriquecer a discussão, vamos trazer especialistas de outras regiões do Brasil, que também trabalham em áreas secas com irrigação”, comentou o secretário adjunto de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
“Um dos melhores exemplos ocorre nos projetos Salitre e Pontal, onde as famílias passam por um processo de inclusão produtiva, com diversificação, geração de renda e melhoria de vida”, completou o secretário adjunto, que citou ainda a visita feita por técnicos da Seagri e da Secretaria de Estado da Infraestrtura (Seinfra) para conhecer os projetos em Petrolina.
“Além de água, todas as áreas nos projetos Salitre e Pontal possuem assistência técnica. Assim, as famílias estão agregando valor aos seus produtos, formando associações e cooperativas, e comercializando. Algumas até já possuem uma logomarca própria para os produtos, que identifica aquela região”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, que participou da visita.
Na oportunidade, eles também conheceram ações de gestão de perímetros irrigados já implantados e em implantação, formas de organização dos produtores, considerados agroempreendedores, e especialidades do serviço de assistência técnica, que inclui profissionais especialistas em mercado, meio ambiente, irrigação, infraestrutura, fitotecnia e organização.
Além da Seagri, Seinfra e Faeal, as ações para promoção da inclusão produtiva na região do Canal do Sertão contam com apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Acooal), do Sebrae/AL e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), entre outras entidades e associações de produtores.
