O governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com representantes do governo do Paraná e da província de Quebec, no Canadá, estiveram reunidos desde a última quarta-feira (28), para a realização de visitas técnicas aos empreendimentos da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados (CPLD), nos municípios de Major Izidoro e Batalha. Fruto de um convênio entre as instituições, a ação visa a troca de experiências e informações em prol do desenvolvimento da cadeia em terras alagoanas.
Como parte da iniciativa, um workshop foi realizado na última quinta-feira (29), com o objetivo de traçar um diagnóstico inicial da atual situação do setor produtivo. Como consequência disso, os primeiros planos serão alinhados a fim de conferir aos produtores melhores condições de trabalho.
“Foi feita essa primeira averiguação nas regiões que possuem empreendimentos da CPLD, e já pudemos constatar algumas melhorias que podem ser feitas. A missão desse convênio é justamente trazer para Alagoas as técnicas empregadas tanto no Paraná, quanto em Quebec, para que a nossa cadeia seja fortalecida”, explicou o gerente de Cooperativismo e Associativismo da Seplande, Beda Diaz.
De acordo com o gerente, as primeiras ações que foram identificadas e sugeridas pelos técnicos do convênio foram capacitações para os agricultores, visando a melhoria nas técnicas de produção. Beda adiantou que a proposta foi apreciada, e deve ser providenciada nos próximos meses.
Também participaram das ações, representantes da Emater, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas.