Técnicos aconselharam produtores construirem silos
Após descobrirem, por meio de um procedimento chamado Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), que o maior problema enfrentado pelos pequenos criadores de gado de leite da comunidade Taboquinha, zona rural de Arapiraca, é a falta de alimento para os animais na época da seca, técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) vão orientar os criadores na confecção de silo.
O silo pode ser feito com pastagens ou forragens, como milho e sorgo, e serve para guardar o alimento na época da fartura para dar aos animais na época da seca, quando o pasto fica mais escasso.
Por meio do DRP, os técnicos também fizeram um levantamento a respeito do rebanho, instalações, alimentação alternativa e sanidade animal. “O DRP é uma ferramenta importante no conhecimento da vivência destes produtores, uma vez que é por meio dele que se conhecem os problemas e dilemas enfrentados por eles no dia a dia”, ressaltou a extensionista social Valdenice dos Santos, coordenadora do trabalho dos técnicos.
Segundo o diagnóstico, na época da seca, por conta da escassez de pasto, muitos criadores vendiam os animais para não entrar em dificuldades financeiras. “Agora os técnicos vão ministrar palestras técnicas e capacitar os agricultores para a confecção do silo”, garantiu Valdenice dos Santos.
O DRP foi elaborado pelo médico veterinário Félix Carolino e pela zootecnista Ana Cláudia, que fazem parte do grupo formado por mais de 100 técnicos selecionados pela Seagri, através de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e que estão no campo desde o mês de julho.
