A obra do Canal do Sertão recebeu nesta terça-feira (7) a visita de uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e representantes do Ministério da Integração Nacional, no município de Delmiro Gouveia. O primeiro trecho já concluído da obra, que vai do km 0 ao km 45, e o segundo trecho em execução, que prossegue do km 45 ao km 64,7, foram inspecionados pelas equipes durante a visita de campo.
Para o secretário adjunto de Projetos Especiais e Irrigação da Seinfra, Alzir Lima, o acompanhamento da obra é importante para garantir o cumprimento das metas traçadas no plano de trabalho. “Nossa meta é honrar o termo de compromisso firmado com o Governo Federal, garantindo a aplicação dos recursos na execução da obra”, destacou o secretário adjunto.
Segundo o analista de Infraestrutura do Ministério da Integração Nacional, Leonardo Ferreira, a obra será acompanhada bimestralmente por uma equipe técnica responsável pela avaliação dos trabalhos. “A finalidade é fazer com que a obra continue sendo executada e seja concluída dentro do prazo previsto, para que a população seja beneficiada com os benefícios que o Canal irá trazer”, disse o analista.
A abertura dos trabalhos teve início na segunda-feira (6), com a apresentação do projeto do Canal do Sertão aos técnicos do Ministério da Integração pelos representantes das equipes da Seinfra e das construtoras da obra. A última etapa ocorre nesta quarta-feira (8), quando as equipes visitam o terceiro trecho do Canal, que se estende do km 64,7 ao km 68.
O Canal do Sertão
Considerada a maior obra de infraestrutura de Alagoas, o Canal do Sertão se estenderá por 250 km, ao longo de 42 municípios, beneficiando mais de um milhão de alagoanos. O Canal irá abastecer com água própria para o consumo humano a população sertaneja que hoje sofre com a seca. Além disso, o projeto irá desenvolver a economia regional, com a agropecuária contribuindo, entre outras coisas, para a redução do êxodo rural.
Desde 2007, o Governo de Alagoas avança com a obra, já concluiu o primeiro trecho (até o km 45) e tem serviços executados até o km 58. O secretário Marco Fireman comemora a celeridade dos trabalhos.
“É uma alegria saber que na gestão do governador Teotonio Vilela Filho, o Canal avançou dessa forma. No final do ano, já garantimos recursos junto ao Governo Federal para dar andamento às obras até quase o km 78. E vamos continuar trabalhando para garantir a conclusão da obra”, afirma Marco Fireman.