Os 120 profissionais selecionados por meio de edital para prestar orientação aos agricultores familiares de Alagoas finalizam, nesta sexta-feira (25), o Curso de Formação Inicial para Agentes de Ater, no Centro de Treinamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no município de Carpina (PE).
Todos os técnicos vão atuar na modalidade de bolsistas pelo período de um ano, podendo ser renovado por igual período. Entre os profissionais selecionados, estão: técnicos agropecuários, engenheiros agrônomos, engenheiros de pesca, zootecnistas, veterinários, assistentes sociais, nutricionistas, profissionais de economia doméstica e administradores. As bolsas são de R$ 800 para o nível técnico e R$ 1.500 mil para nível superior.
Segundo a superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Rita de Cássia, o curso de 20 dias foi uma qualificação de nivelamento. “A equipe é multidisciplinar e passou por uma capacitação, na qual ela conheceu as políticas públicas estaduais e federais voltadas para a agricultura familiar”, explicou Rita de Cássia.
A concessão de bolsas aos cerca de 120 técnicos faz parte de um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o governo do Estado, por meio da Seagri e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).