Técnicos das secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde (SMS) se reuniram para avaliar as ações realizadas pelos projetos Guardião da Cidadania e Fique de Boa com os moradores da Praça Marechal Deodoro. A reunião aconteceu no Gabinete da Semas, localizado no Centro.
Foram apresentados relatórios informando que foi realizada uma avaliação clínica, psiquiátrica, nutricional e social no Centro de Atenção Psicossocial/Álcool e Drogas (CAPSad) com os moradores da praça, como também foram feitos encaminhamentos para tratamento de saúde e inserção em programas como Bolsa Família, auxílio-moradia, abrigos ou albergue.
Foi constatado, também, que muitos moradores da praça têm residência, ou estão inscritos em programas sociais. Para o coordenador do Projeto Guardião, Cesar Souza, um dos principais motivos para que esses moradores permaneçam no local é a esmola dada pela população.
“A esmola que a população dá não vira comida, e sim fomenta o consumo e o tráfico de drogas. Por isso, incentivamos a população que não dê esmolas. A Semas intensificará essa campanha com o projeto “Não Dê Esmolas, Promova Cidadania”, salientou.
Segundo o secretário de Assistência Social, Francisco Araújo, essas ações serão realizadas continuamente no local para dar uma condição de vida digna a essas pessoas. “Para intensificar essas ações buscaremos a parceria das secretarias de Direitos Humanos (Semdisc), de Educação (Semed), de Esporte e Lazer (Semel), de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum)”, disse.