O técnico da Agremiação Sportiva Arapiraquense, José Luiz Mauro, o Vica, recebeu na última semana, o título de Cidadão Benemérito, ofertado pela Câmara Municipal de Araraquara, cidade natal do comandante alvinegro,conhecida como a “Morada do Sol”.
O título de Cidadão Benemérito foi uma iniciativa do vereador Édio Lopes (PT). A solenidade contou com a participação de vereadores, familiares e amigos de Vica, autoridades e sociedade civil, que presenciaram um momento marcante na vida do ex-jogador do Fluminense.
De acordo com o autor da homenagem, Vica recebe a homenagem não só pelo desempenho como jogador de futebol, mas como técnico também. Ele destacou a importância que o treinador teve em levar um time do interior do Nordeste para a “elite” do futebol nacional, com o acesso do ASA para a série B.
“Trata-se de um reconhecimento público acentuando a um atleta que honra o nome do nosso município. Com certeza o Vica é um dos grandes homens com dedicação e perseverança da nossa terra e que eleva o nome de Araraquara por todo Brasil”, completou.
Bastante emocionado, o comandante alvinegro fez questão de agradecer a homenagem dos parlamentares e o apoio que sua família tem dado durante sua carreira como jogador e agora como treinador.
“Estou muito feliz por estar recebendo esse título aqui na cidade onde moro. Todos sabem do quanto admiro e gosto de Araraquara. Apesar da distancia, sempre lembro dos meus amigos”, disse Vica, acrescentando que em breve estará de volta a Arapiraca onde espera fazer um excelente ano com o ASA.
Carreira
Vica tornou-se atleta profissional da Ferroviária em 1978, permanecendo no time de Araraquara até 1983. A exemplo das suas atuações na “locomotiva”, brilhou atuando pelo Fluminense (onde foi campeão, bi e tri campeão), no Joinville, Atlético Paranaense, Paraná Clube, Comercial, São José, América (Estado de São Paulo), Rio Branco de Paranaguá e Itumbiara entre outros. Atualmente, desempenha as funções de treinador de futebol, tendo dirigido o Itumbiara, Anapolina, Nacional (AM) Atlético Goianiense, Catalano (GO), Anápolis, Goiás, Caldense, São Caetano, Rio Preto, América, Londrina, Jaciara (MT) e atualmente, o ASA de Arapiraca (AL).
Logo no primeiro ano a frente do time alagoano conseguiu o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. Em 2009 (atual temporada), foi campeão estadual, conseguiu um feito inédito – acesso para a série B do Brasileirão – e foi vice-campeão do da terceira divisão.