Uma sessão de cinema bem no meio da semana é sempre um excelente programa para o final de expediente. E o que é melhor, de graça. Filmes produzidos em países como Bélgica, Macedônia, Iugoslávia e Hungria podem ser apreciados no Teatro Sesc Jofre Soares, no Poço. Nesta quinta-feira (30), às 19h, será exibido o filme Antes da Chuva, do diretor Milcho Manchevski.
Encerrando a programação deste mês, o longa metragem, de 1994, traz um retrato sobre relacionamentos em uma Macedônia dilacerada pela guerra. É baseado em três histórias de amor: Um monge que se apaixona por uma garota refugiada, uma fotógrafa que se vê dividida entre o marido e o amante e o retorno do premiado fotógrafo Aleksander à sua terra nativa.
O diretor e também roteirista Milcho Manchevski escolheu como cenário uma região marcada pelos conflitos religiosos, étnicos e culturais entre os macedônios ortodoxos e mulçumanos albaneses para mostrar que a chuva que todos esperam, um dia chega. Seja de esperança, de paz ou simplesmente de purificação.
O filme é carregado de escolhas, caminhos e dúvidas do ser humano. O primeiro impasse é entre o amor e a vocação. Kiril, interpretado pelo ator Grégoire Colin, é um jovem sacerdote que mora num isolado monastério medieval. Nem mesmo os votos religiosos foram capazes de impedir o amor por Zanira, vivida pela atriz Labina Mitevska, uma menina albanesa foragida, acusada de assassinato.
Já Anne, personagem de Katrin Cartlidge, é editora de uma agência de fotos, em Londres. Ela se vê dividida entre dois homens: Nick, seu fiel marido, e Aleksander, um exótico fotógrafo de guerra. Um trágico incidente atravessa o caminho e muda a história. Aleksander, interpretado por Rade Serbedzija, decide então voltar para seu país, a Macedônia. Idealista, ele viaja e reencontra seus parentes. Presencia a intolerância, uma guerra fratricida e cruza o caminho de Kiril e Zamira.
Antes da Chuva foi vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1994 e indicado ao Oscar em 1995 como melhor filme estrangeiro. Nesta quinta-feira (30), está em cartaz no Cine Sesc, às 19h, no Teatro Sesc Jofre Soares, no Centro, com entrada franca. Mais informações pelos telefones (82) 3326-3133 e 0800 284 2440.
