Um espetáculo marcado pela emoção! Assim pode ser definida a apresentação dos adolescentes assistidos pelo programa Liberdade Assistida, no auditório do Cine Sesi, no bairro da Pajuçara. Eles participaram de oficinas de teatro com o ator Licurgo Spínola, por meio do projeto Teatro Identidade, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas). A peça encenada foi “Viva a Liberdade”.
Cerca de 20 adolescentes se envolveram diretamente no projeto e durante duas semanas participaram de diversas ações desenvolvidas pela Semas, como forma de resgatar a cidadania e que incluem vertentes como a cultura e a arte. O auditório do Cine Sesi ficou lotado durante a apresentação e empolgou um público formado por servidores da secretaria, familiares e amigos dos adolescentes assistidos pelo programa em Maceió.
“Se todos se esforçarem e se comprometerem com a causa, vem o resultado de um trabalho de sucesso”, afirmou o secretário Francisco Araújo, incentivador do trabalho feito pelo ator Licurgo Spínola, em Maceió. Em outubro, Licurgo esteve na capital e realizou o mesmo trabalho no Albergue Municipal Manoel Coelho Neto, que culminou com uma apresentação dos albergados dentro da programação da V Bienal Internacional do Livro em Alagoas.
No evento, além da encenação dos adolescentes do L.A, os albergados também se apresentaram cantando músicas religiosas e houve também a apresentação de um coral formado por crianças.
O envolvimento dos adolescentes no projeto foi tão grande que na véspera da apresentação, eles trabalharam na produção do cenário da peça e na criação de um boi, uma marca da cultura nordestina.
A promotora de Justiça, Cecília Carnaúba, também acompanhou a apresentação dos adolescentes e ressaltou a importância do trabalho feito para o resgate da cidadania de todos os atendidos pelo Liberdade Assistida. Ela até ensaiou uma apresentação para a platéia ao cantar a música “De volta pro aconchego”, da paraibana Elba Ramalho. Outra presença foi a da cantora Irina Costa, que se apresentou cantando um fado, música tradicional portuguesa.