Com mais de 100 apresentações, a montagem curitibana é narrada e interpretada pela atriz Rosana Stavis
O Teatro de Arena Sérgio Cardoso comemora seus 41 anos de fundação presenteando o público alagoano com duas grandes atrações: a montagem curitibana “Árvores Abatidas ou Para Luís Melo”, com a atriz Rosana Stavis, e a nova iluminação, adquirida através de uma parceria com a Funarte e o Governo do Estado de Alagoas. A entrada é franca.
Inaugurado em 14 de julho de 1972, com a peça “O Homem de Flor na Boca”, de Luiggi Pirandello, o Teatro de Arena recebeu em seu primeiro espetáculo o ator Sérgio Cardoso, que acabou falecendo um mês após a apresentação. Como forma de homenagem, artistas alagoanos batizaram o teatro com o nome do ator.
Em sua rica e atuante trajetória, o Teatro de Arena Sérgio Cardoso contou com momentos marcantes, como as montagens da ATA – Associação Teatral das Alagoas, capitaneada pela dama do teatro alagoano, Linda Mascarenhas. Atualmente, é palco de uma das mais importantes iniciativas culturais do Estado, o projeto “Quinta no Arena”, destacando produções alagoanas de artes cênicas e música, além de oferecer ao público um espaço permanente e livre para o desenvolvimento de produções artísticas e culturais.
“O Teatro de Arena, palco de estudantes e artistas no período da ditadura militar, manteve essa alma contestadora, o que só engrandece sua história”, relembra Juarez Gomes de Barros, diretor-presidente da DITEAL – Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas. “Hoje, aos 41 anos, é escola, patrimônio e orgulho para os alagoanos, presenteados com uma série de melhorias no teatro, como a iluminação, a revisão da rede elétrica e a manutenção cuidadosa de todo o local”, acrescenta.
Para Alexandre Holanda, diretor artístico da DITEAL, o teatro de 180 lugares ocupa um pedaço especial na vida do alagoano: “Esse carinho que o Teatro de Arena desperta é fruto de sua história, que resgata e valoriza produções locais e nacionais”, conclui.
Espetáculo
Com mais de 100 apresentações em território nacional, a montagem curitibana “Árvores Abatidas ou Para Luís Melo” é narrada por uma mulher, interpretada brilhantemente pela atriz Rosana Stavis. Convidada de um jantar que homenageia um famoso ator, que nunca chega, logo ela percebe que está cercada de talentos medíocres.
Enquanto espera, a personagem reflete sobre a vida, embalada pela lembrança de uma grande amiga que acaba de falecer. Seus devaneios então passeiam pelo filosófico, lírico e pelo macabro, em uma narrativa profunda, mas com momentos hilariantes.
De autoria de por Marcos Damaceno, que também dirige a peça, o texto inspira-se na obra de Thomas Bernhard. A envolvente atmosfera criada pelo enredo conta ainda com o violino do músico Adriano Vargas.
Ficha técnica
Texto e Direção: Marcos Damaceno
Com: Rosana Stavis
Composição e Direção Musical: Gilson Fukishima
Violinista: Adriano Vargas
Iluminação e Cenografia: Waldo Leon
Figurinos: Maureen Miranda
Ilustração e design gráfico: Foca Cruz
Produção: Paulo Zwolinski
SERVIÇO:
Aniversário do Teatro de Arena Sérgio Cardoso
Teatro de Arena Sérgio Cardoso
Árvores Abatidas ou Para Luís Melo, com Rosana Stavis
Marcos Damaceno Companhia de Teatro
Data: 13 de julho (sábado)
Horário: 20h
Ingressos: entrada franca
Informações: (82) 3315-5656 ou 3315-5665
