O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) realiza, de 18 a 25 deste mês ações, educativas em comemoração à Semana Nacional de Trânsito (SNT). Na manhã desta terça-feira (20), assistentes sociais da autarquia ministraram uma palestra destinada aos taxistas. O evento ocorreu em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Serviço Social do Comércio (Sesc).
As assistentes sociais do Detran/AL, Audijane Aguiar e Sandra Mendes, abordaram temas que refletem nas principais necessidades dos taxistas. A categoria pôde relatar as situações que são presenciadas no trânsito e tirar dúvidas sobre temas que exigem mais complexidade.
De acordo com a palestrante Audijane Aguiar, a profissão de taxista requer muitos cuidados com a saúde física e mental. A roda de conversa serviu para propagar as informações sobre o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) e explicar como eles devem agir para garantir os seus direitos.
“Abordamos tanto as questões relacionadas ao dia a dia do taxista, quanto a função de condutores em geral. É uma profissão de risco, pois eles estão diariamente expostos ao trânsito. Eles possuem a necessidade de cuidar da saúde física e mental para enfrentar os obstáculos da profissão”, destacou a assistente social.
Trabalhando há quatro anos como taxista, o profissional Rafael dos Santos relatou como é importante que os seus colegas de profissão prezem pela qualidade de vida. “Não adianta, sem saúde não se trabalha. Temos que ter a consciência de que precisamos cuidar da nossa segurança e da nossa qualidade de vida. A corrida contra o tempo pode ter resultados negativos no final”.
A equipe da Lei Seca também esteve presente no evento para palestrar sobre as fiscalizações que estão sendo feitas de forma intensiva em todo o Estado de Alagoas.
O agente Luís Henrique demonstrou como as abordagens são realizadas, qual o propósito da Lei Seca e como os taxistas podem cooperar para construir um trânsito mais seguro.
E com o propósito de continuar com as atividades durante toda a semana, teve início na tarde desta terça-feira (20), uma exposição sobre a Lei Seca no shopping Pátio Maceió. A ação visa esclarecer as dúvidas dos condutores e seus familiares sobre as consequências da mistura entre álcool e direção. A exposição ficará aberta ao público até domingo (25), das 14h às 22h.
