×

Alagoas

Tavares é oficialmente reconduzido ao comando do MPE

Por meio de um decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (1º), o governador Teotonio Vilela Filho, nomeou Eduardo Tavares Mendes, procurador de Justiça, para ocupar novamente o cargo de Procurador-Geral de Justiça, com mandato de dois anos, iniciando-se em 1º de janeiro de 2011.

Numa lista tríplice, escolhida por promotores e procuradores, o atual ocupante do cargo, Eduardo Tavares, liderou a disputa com 117 votos. Ainda concorreram, os promotores Maurício Wanderley (75 votos) e Hylza Paiva (71 votos), primeira mulher a integrar a lista na história do Ministério Público Estadual.

“A condição de mais votado foi o reconhecimento da categoria. A recondução foi devido ao trabalho que o procurador desempenhou à frente do Ministério Público”, disse o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado.

Após a eleição, Tavares também atribuiu o resultado ao trabalho que desenvolveu nos últimos dois anos a frente do MPE.

“As pessoas compreenderam o trabalho exercido com afinco nesses últimos dois anos e o projeto de um novo MP em prol dos interesses, do bem e da harmonização da sociedade”, comentou Eduardo Tavares.

Perfil

Natural de Traipu, Alagoas, Eduardo Tavares Mendes é integrante do Ministério Público Estadual desde a década de 1980. Como promotor de Justiça teve presença marcante no Tribunal do Juri em Maceió. Foi promovido ao cargo de procurador de Justiça em 2009. Tavares também foi presidente da Associação do Ministério Público (Ampal) em quatro gestões, com destaque para sua participação na diretoria regional da Confederação Nacional do Ministério Público (Conamp). Jornalista e professor de Direito, ele trabalhou em jornais de Alagoas antes de assumir o cargo de promotor de Justiça. Pós-graduado em Direito Público, ele foi diretor do curso de Direito do Cesmac.

Além disso, Eduardo Tavares participou como palestrante de dezenas de eventos pelo Brasil afora, principalmente na área de Direito Penal. Em 2008, foi o mais votado na eleição da lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça, no biênio 2009/2010. Escolhido pelo governador Teotonio Vilela Filho tomou posse em janeiro daquele ano. Sua gestão tem se destacado pela busca de um Ministério Público mais participativo, descentralizado, independente e moderno, engajado na redução de conflitos e na construção da paz social.