×

Negócios/Economia

Tarifa de água e esgoto a partir do dia 1º abril fica mais cara em Alagoas

Reajuste de 9,18% visa recompor perdas financeiras decorrentes de uma ano

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) anunciou que tarifa de água e de esgotamento sanitário será reajustada em 9,18%, a partir de 1° de abril. Segundo a companhia, o reajuste visa recompor as perdas financeiras com o apoio do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), referente ao período de março de 2012 a março de 2013.

O aumento vai cobrir parte da defasagem referente à elevação de custos operacionais e de despesas de exploração decorrentes de reajustes em preços de insumos, bem como para elevar o nível de investimentos, conforme explicou o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes.

Pelos cálculos dos setores comercial e financeiro da empresa, seria necessário um reajuste de pelo menos 10,38% para cobrir todos os custos, mas, para não onerar mais os clientes da companhia, o Conselho de Administração entendeu de conceder um reajuste um pouco menor do que o necessário.

O reajuste, de acordo com o assessor de negócios da Casal, Helder Nunes, será linear para todas as categorias – residencial, comercial, industrial e pública – e vale para as contas com vencimento a partir de abril.